até
quarta-feira, 8 de abril de 2020
Ex-participante do Aprendizagem Rural investe na fabricação de ovos de Páscoa após passar pelo módulo de empreendedorismo
Viviane Santana, de Uberaba

Jovem aprendiz da cidade de Conceição das Alagoas, pela Usina Santo Ângelo, Eduarda Aparecida Mendes Silva sempre foi apaixonada pelas formas em que o chocolate pode se moldar.

Desde muito cedo, no ensino médio, as trufas lhe renderam dinheiro para comprar o tão sonhado celular. Após um período de pausa, ao ingressar no Programa Aprendizagem Rural do Sistema Faemg/Senar Minas, a produção voltou com cones trufados e os bolos no pote.  Resultado: aumento das economias e a tranquilidade para cuidar de um transtorno adquirido, a ansiedade.

Foi com o módulo de Empreendedorismo, já no final do Programa Aprendizagem Rural, que Eduarda teve o incentivo que estava precisando para começar a produzir os ovos de chocolate.

“Sou uma pessoa muito econômica e segura com as finanças. Guardei uma parte do salário que ganhei durante os meses do Programa e o dinheiro que ia virar minha carteira de motorista se transformou em materiais para produção dos ovos chocolates. Sou grata ao Aprendizagem Rural por me proporcionar ensinamentos valiosos, que eu nem imaginava aprender e que vou levar para vida toda”, comentou Duda, como é conhecida.

Com o apoio da família, a jovem de apenas 19 anos estuda, com o pai, um projeto para abrir um empreendimento no setor de alimentos. Mas além do chocolate ela tem outra paixão, a atividade no campo.

“Meu sonho é fazer Técnico Agrícola. Gosto de estar no campo e este foi outro benefício que o Programa proporcionou a mim e meus colegas. Aprendemos a teoria e colocamos em prática, foi uma vivência espetacular. Conhecemos desde os tratos com a cana-de-açúcar até como lidar com as pessoas, trabalhar em equipe, e isso foi um grande aprendizado pessoal e profissional. Poucas pessoas têm a possibilidade de se preparar para o mercado de trabalho, por isso somos privilegiados.”

A motivação

“Minha maior motivação foi o módulo de empreendedorismo. Criamos uma empresa chamada ‘O mundo das trufas’, que foi um sucesso. Saíamos para vender e em uma hora nossa equipe já tinha vendido tudo. Esse foi meu maior incentivo. Vejo muita gente que quer abrir um negócio, mas fica parada, não sai do lugar. É preciso ter força de vontade, não adianta querer e não ir atrás. Não tenha vergonha e descubra o que as pessoas gostam mais, acho que esse é o segredo de um negócio de sucesso. Hoje sou uma pessoa diferente, mais preparada e paciente. Sei que muito do que me tornei devo ao que aprendi com o Aprendizagem Rural, por isso esse trabalho do Senar não pode parar!”, ressalta a jovem empreendedora.

De acordo com a instrutora Ana Carolina Knychala, o empreendedor vem pela oportunidade ou pela necessidade.

“O que percebemos atualmente é que a maioria dos jovens não sabe bem o que quer, se é empreender ou ser funcionário. Esta é a opção mais procurada por eles, devido a segurança. Ao trabalhar o módulo de Empreendedorismo, mostramos que a segurança está na competência de cada jovem e o que ele faz bem é o que dará certo. Também falamos que pequenas ideias podem se transformar em negócios bem-sucedidos e esse foi o caso da Duda, que com a necessidade de ocupar o tempo, aproveitou a aproximação da Páscoa para empreender. Quando um jovem se empenha e leva para frente o que lhe é interessante, o sucesso é garantido”, explica a instrutora.

Faemg e Senar trabalhando para multiplicar bons resultados

"O Sistema Faemg/Senar Minas trabalha para que histórias como a da Duda, nossa ex-aprendiz da Usina Santo Ângelo, possam inspirar e se multiplicar pelo estado. Quando a Coordenadoria Pedagógica do Senar Minas monta a matriz curricular e seleciona os conteúdos do programa Aprendizagem Rural, ela tem a preocupação em não somente trabalhar habilidades cognitivas e técnicas, que o jovem vai precisar ter domínio para atuar na empresa que o contratou, mas também trabalhar conteúdos que poderão ajudá-lo para além daquela experiência, nos diversos caminhos que nossos jovens podem escolher trilhar pela vida. Conteúdos que os ajudarão, por exemplo, a superar crises como essa que estamos vivendo com a pandemia. Ao ver o engajamento e a motivação da Eduarda em fazer o seu próprio negócio prosperar, temos a certeza de que estamos caminhando na direção certa. Nos sentimos mais inspirados a continuar a levar educação profissional para a população do campo. Não podemos parar! É pelos produtores rurais, é pelas diversas famílias do meio rural que são impactadas pelas nossas ações, mas é também pelos diversos adolescentes e jovens que atendemos nos nossos programas especiais que o SENAR NÃO PODE PARAR!"

Cristiane Cristina Trigueiro - analista técnica da coordenadoria Pedagógica do Sistema Faemg/Senar Minas

“O Sistema Faemg/Senar Minas já há alguns anos vem investindo no jovem, por acreditar no potencial, na criatividade e na ousadia dessa geração, que muito contribuirá para o futuro do agronegócio e de suas ramificações. O programa Aprendizagem Rural é uma das ações desenvolvidas pelo Sistema, que tem apresentado muitos resultados positivos desde o seu início em 2015. O caso da Duda é um exemplo desses resultados. Isso nos deixa muito orgulhosos e nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo ao acreditar no jovem e investir em sua formação técnica, comportamental e afetiva.”

Mírian Barbosa Rocha Silveira - coordenadora pedagógica do Sistema Faemg/Senar Minas

Últimas notícias publicadas
29/05/2020 Produtores de leite de Caldas e Carmo do Cajuru iniciam participação no Programa ATeG
29/05/2020 De empresário da educação para produtor rural com o ATeG Leite
29/05/2020 Com o Programa ATeG, casal de Olhos D'Água muda realidade na fazenda
29/05/2020 SENAR participa da terceira missão do Banco Mundial para o projeto Paisagens Rurais
28/05/2020 Curso de Pedreiro marca a retomada das aulas no Campo de Instrução do Exército em Juiz de Fora
28/05/2020 Semiárido em live: gerente regional do Sistema FAEMG em Araçuaí fala sobre trabalho da entidade na região
28/05/2020 Curso de Solda é sucesso na Comunidade de Pirapetinga, em Juiz de Fora
28/05/2020 Trabalhadores rurais de Turmalina buscam conhecimentos para operar Guindauto Munck
28/05/2020 Sistema FAEMG entrega mais 30 mil máscaras para produtores rurais
27/05/2020 Ensino a Distância: videoaulas conquistam confiança dos produtores
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br