até
segunda-feira, 23 de março de 2020
Curso de Recuperação e Proteção de Nascentes volta a ser promovido na Regional de Uberaba
Viviane Santana, de Uberaba

No retorno do treinamento, um dos mais demandados dentre os oferecidos pelo Sistema Faemg / Senar Minas, as cidades de Prata, Sacramento (foto abaixo, à esquerda) e Uberlândia (foto abaixo, à direita) prepararam cinco turmas para fazer esse trabalho tão importante para o meio ambiente. Nos três municípios foram mais de 45 pessoas treinadas.

No curso, os participantes aprendem desde o que é uma nascente, a limpeza da área, o preparo do entorno, bolsões de contenção, plantio de mudas nativas, até o resultado gratificante de vê-las ressurgirem quando bem cuidadas.

Os treinamentos foram ministrados pelos instrutores Amônia Silva Oliveira (Sacramento) e Marco Túlio de Freitas (Uberlândia e Prata). A mobilização ficou a cargo de Osmar Peixoto (Uberlândia), Cláudio Nunes (Prata) e Maria de Lourdes Borges (Sacramento).

“Os cursos de recuperação de nascentes têm uma alta demanda aqui na regional de Uberaba, dada a importância e grande utilização de recursos hídricos na região. Com um conteúdo reformulado e ajustado às demandas legais, o treinamento aborda técnicas e práticas de conservação e recuperação, além de trabalhar muito a conscientização do participante sobre escassez de água e importância da manutenção e recuperação da vegetação na propriedade como um todo. Devido a toda importância que este recurso natural tem, nós incentivamos e apoiamos o produtor rural a participar dos cursos e ações em meio ambiente promovidas pelo Sistema”, explicou Caio Oliveira, gerente regional do Sistema Faemg/Senar Minas em Uberaba.

Conscientização

Em Uberlândia, a produtora Marineide Pereira Carrijo abriu as portas das propriedades para receber um dos dois cursos realizados no município em uma única semana. Segundo ela, “a gente vê a necessidade e estamos precisando proteger as nascentes”.

Dona Marineide contou que a nascente existente na propriedade já estava sendo cuidada, mas agora isso será feito com mais técnica.

“Já estávamos tentando fazer a nossa parte, cercando a área e plantando algumas mudas. Agora veio a técnica certa, o instrutor nos orientou muito bem e aprendemos. Só temos a agradecer ao Senar Minas”.

Em Sacramento, Rubiana Cristina dos Santos Honório, filha de produtor rural, viu na promoção do treinamento uma oportunidade de aprender como cuidar e fazer para melhorar as nascentes da propriedade.

“Tivemos informações sobre ciclo da água, além da preservação e recuperação de nascentes. Dicas e ensinamentos que nem pensávamos que podíamos aprender. Se já sabíamos o quanto a água é importante, agora mais que nunca vamos botar em prática todas as dicas que a instrutora nos ensinou. O curso é ótimo e gostei da didática, de colocar a mão na massa. Para nós, que estamos no meio rural, temos a consciência de que nossa água vem das nascentes e participar do treinamento é o meio viável para podermos aprender mais e saber o que fazer para preservá-las”.

Confira no vídeo o resultado no município de Prata, onde a nascente estava no sítio da produtora Leninha:

Últimas notícias publicadas
02/04/2020 Turismo Rural: Para ajudar empreendedores, instrutora grava vídeo com dicas para se reinventar na quarentena
02/04/2020 Laticinista de Maripá de Minas destaca a importância do SENAR para a expansão do seu negócio
02/04/2020 Produtores rurais apostam no delivery em Divinópolis
01/04/2020 SENAR MINAS capacita moradores de Uruana de Minas para o turismo rural
01/04/2020 Agricultores familiares de Passa Vinte diversificam atividade rural com ajuda de cursos do SENAR
01/04/2020 Produtores de morango de Datas ajustam técnicas com Programa de Agricultura Irrigada
31/03/2020 Produtores rurais do Norte de Minas se preocupam com fechamento do comércio por mais tempo
31/03/2020 Vale do Jequitinhonha recebe mais de 220 cursos do SENAR em três meses
31/03/2020 Orgulho: Casal faz quadro e emoldura certificados de treinamentos do SENAR
31/03/2020 "Flores da Terra": Curso do SENAR leva resgate cultural e financeiro a comunidade de Turmalina
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br