até
segunda-feira, 9 de março de 2020
Agente de Turismo Rural forma onze novos agentes na região de Conselheiro Lafaiete
Aline Furtado, de Juiz de Fora

Onze novos agentes de turismo rural concluíram, na última semana, em Conselheiro Lafaiete, na região metropolitana de Belo Horizonte, o Programa Agente de Turismo Rural. Para marcar o encerramento, foi realizado o 1º Encontro de Turismo Rural no Caminho das Villas e Fazendas, evento organizado pelos participantes do Programa, desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, com apoio do Circuito Villas e Fazendas, como mobilização de Ilma Bruno da Silva.

A turma de formandos com o gerente regional Márcio Luiz Silva, a mobilizadora Ilma Bruno e a instrutora Jordânia Mariano (todos à esquerda)

“Transformamos um roteiro imaginado, que é um elo entre as cidades, em algo verdadeiro, vivido na cidade. A partir do roteiro criado, é possível conhecer quem hospeda, quem faz a quitanda e aí por diante. Isso significa dar valor às cidades e às pessoas, o que é necessário ou seja, é preciso olhar para nós, nos valorizando e vendo o quanto somos importantes para nossas cidades”, destaca o agente de turismo rural Guilherme Dias de Castro, representante do município de Piranga.

O agente de turismo rural participante do Programa, Luiz Cláudio Guimarães, proprietário de uma pousada em Santana dos Montes, fala sobre as mudanças proporcionadas por sua participação. “O curso me mostrou facetas que eu não conhecia. Aprendi a administrar de melhor forma, além de ter tido abertura de visão sobre o que é o trade de turismo.”

A também agente de turismo rural, Anatália Imaculada da Conceição Bruno Miranda, que é quituteira em Catas Altas da Noruega, afirma ter passado a enxergar potencialidades do seu negócio e da sua cidade. “Passei a enxergar o potencial do meu local.”

Confira um video feito pela turma:

A marca

Uma das tarefas desenvolvidas pelo grupo foi a criação da marca do roteiro Villas e Fazendas de Minas. “Utilizamos a arte rococó, em verde oliva, especialmente do Mestre Ataíde, para criar a moldura da logomarca. A cruz de malta é o símbolo do Circuito Villas e Fazendas. O interior da moldura, branco, simboliza renovação, ou seja, novo tempo do turismo na região. Os ícones remetem às atividades desenvolvidas na região: cavalgadas, montain bike, motocross, trekking, caminhadas ecológicas, circuitos de fé, torneios leiteiros, entre outras. Englobamos todas as tribos, divulgando o turismo rural”, explica o agente de turismo rural, responsável pela criação da marca, Felipe Dias Rodrigues, de Piranga.

 

Nova turma

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, Carlos Eugênio Lana, fala sobre a importância de se explorar o turismo. “Nossa região é muito carente quando se fala em exploração do turismo. É preciso alinhar os resultados do turismo na economia ao sentimento pessoal de quem está envolvido.”

E, se depender do trabalho que vem sendo desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, com apoio do Circuito Villas e Fazendas, uma nova turma do Agente de Turismo Rural deverá ser formada em breve.

“O Programa é muito importante porque, às vezes, a pessoa mora em um município e nem se dá conta do que há de bacana a ser oferecido por meio do turismo rural. Para incentivar isso, já estamos verificando agenda para que seja formada nova turma, com início dos módulos previsto para julho, com conclusão em dezembro. Nossa intenção é contemplar representante de cidades que não participaram dessa edição, Capela Nova, Rio Espera, Lamim e Caranaíba”, afirma a mobilizadora Ilma.

Importância do turismo

O gerente do Sistema Faemg/Senar Minas na regional Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva, destaca que “o turismo beneficia toda a cadeia econômica do município, movimentando vários segmentos. Por isso, é preciso acreditar no turismo, principalmente em uma região com esse potencial.” Sobre o encerramento de mais um Programa Agente de Turismo Rural, Márcio aponta: “É muito gratificante porque sabemos da dedicação dos participantes, afinal, são sete módulos a serem cumpridos”.

Para a instrutora, a finalização do último módulo do Programa representa um novo ciclo. “É com grande alegria que encerramos mais uma etapa, mas enxergo que é, além disso, o início de uma missão desses novos agentes de turismo rural, que estão sendo formados e começarão o trabalho em seus municípios. Eles serão um reforço na identidade da região, rica em propriedades rurais e em produção, com belíssimas fazendas centenárias. Estamos entregando para a comunidade esses novos agentes, que atuarão na identificação das potencialidades, auxiliando suas cidades a trabalhar com turismo rural.”

A presidente do Circuito Villas e Fazendas, Tatiana Rezende, fala sobre a importância da parceria. “Meu sentimento é de gratidão pela parceria com entidades tão importantes. Nossa vocação turística é dar valor ao que temos em nossa terra, nossa cultura.”

O evento de encerramento

A turma composta em Conselheiro Lafaiete contou com representantes das cidades de Queluzito, Casa Grande, Itaverava, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Piranga, Santana dos Montes, Senhora de Oliveira, Catas Altas da Noruega.

Desde o mês de julho, os participantes passaram por formação voltada para as seguintes áreas: Produtos e Serviços Turísticos, Segurança nas Atividades Turísticas, Condução de Turistas, Roteirização Turística, Comercialização de Produtos e Negócios Turísticos.

O evento de encerramento foi idealizado pelos participantes, com acompanhamento da instrutora credenciada pelo Senar Minas e turismóloga, Jordânia Regina Mariano Batista Glória, reunindo dezenas de convidados. Durante o Encontro, os presentes puderam degustar produtos da região, como doces, bolos, biscoitos, azeite e cachaça; participar da exposição de artesanato; além de serem brindado com a voz e o violão da jovem Giovana Rezende, de Itaverava, que brilhou em uma das edições do programa da Rede Globo, The Voice Kids.

No 1º Encontro de Turismo Rural no Caminho das Villas e Fazendas estiveram presentes o prefeito de Catas Altas da Noruega, Gerson Lobo Neiva; o prefeito de Piranga, José Carlos de Oliveira Marques; Paulo Procópio, representando o prefeito de Santana dos Montes; o secretário de Cultura de Conselheiro Lafaiete, Rafael Lana; o secretária de Desenvolvimento Social de Conselheiro Lafaiete, Magna Cupertino Carvalho; a secretária de Cultura e Turismo de Piranga, Gislaine Dias; o secretário de Esporte de Piranga, Vítor Vidigal; a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Casa Grande, Renata Camargos; o extensionista da Emater em Cristiano Otoni, José Figueira Barbosa Júnior; o extensionista da Emater em Itaverava, Luís Carlos de Araújo; o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acias), Leandro Chagas.

Últimas notícias publicadas
29/10/2020 Feira Segura: produtores comemoram retomada do evento em Curvelo
29/10/2020 Mudanças e conquistas após um ano de ATeG Café em Monte Santo de Minas
29/10/2020 Curso de seringueiro insere mulheres no mercado de trabalho
29/10/2020 Sistema FAEMG e BNB discutem termo de cooperação sobre projetos de financiamento
29/10/2020 Filhos de produtores assistidos pelo ATeG Agroindústria participam de intercâmbio
29/10/2020 Programa ATeG é apresentado para profissionais da cafeicultura
29/10/2020 Programa ATeG ensina produtoras de aves a lucrar com ração alternativa
29/10/2020 Faculdade CNA abre inscrições para cursos de graduação EaD para o agronegócio
29/10/2020 SENAR apresenta ações para a silvicultura em webconferência para empresários do setor
29/10/2020 4º Cupping ATeG Café do SENAR MINAS chega na etapa final
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br