até
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
GQC: produtores da região de Lavras apresentam Plano de Gestão em seminário de encerramento do programa
Lisa Fávaro, de Lavras

Na noite dessa quarta-feira, 19 de dezembro, ocorreu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras, o encerramento de mais um Gestão com Qualidade em Campo – GQC do Sistema Faemg / Senar Minas. Esse é o primeiro programa realizado em Lavras em parceria com o Sicoob Credivar.

A abertura foi feita pelo gerente regional do Senar em Lavras, Wander Magalhães, que estava acompanhado do instrutor do programa Paul Markus Angst, do consultor do GQC José Geraldo de Andrade, da mobilizadora Nilma Canestri, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras Eduardo Pena e de representantes do Sicoob Credivar, em Lavras e Varginha.

O primeiro GQC de Lavras reuniu produtores de leite e café das cidades de Lavras, Ingaí, Itumirim, Ijaci e Santo Antônio do Amparo. Após as apresentações dos trabalhos, os produtores receberam o certificado e participaram de uma confraternização.

“As expectativas com certeza foram alcançadas. Senti que para o grupo foi uma novidade completa. Eles perceberam que o sítio ou a fazenda é uma empresa rural que precisa de resultado. A minha mensagem nesse último GQC de 2019 é: ter esperança, fé em nosso trabalho; anotar tudo, controlar, tratar a empresa rural como ela merece, com gestão e qualidade. Desejo a todos um Ano Novo de muita prosperidade, planejamento e de muitos resultados”, comenta Paul.

O gerente da agência do Sicoob Credivar em Lavras Ericsson Reis Júnior, também participou do encerramento e agradeceu aos produtores a confiança; disse ainda que, a intenção é promover mais edições do GQC em 2020. “Com certeza esse é o primeiro de muitos programas que pretendemos realizar. Já pensamos em novas turmas para 2020. O GQC é um programa que ajuda o produtor, independente de sua atividade agrícola, a enxergar o seu negócio como uma empresa rural”.

Segundo Wander, mais um GQC pela regional ER03 Lavras é encerrado com muito sucesso, desta vez em parceria com o Sicoob Credivar. Esse foi o primeiro grupo em Lavras a passar pela capacitação; e o resultado foi bastante positivo. Durante as apresentações, Wander destacou o da fazenda Bocaina, que encerrou seu trabalho com um planejamento muito bem elaborado, mapeando cada etapa de cada atividade produtiva da produção leiteira. Um trabalho promovido com muito profissionalismo pelo instrutor Paul Angst que tem demonstrado a cada dia uma evolução que tem surpreendido.

“Este evento foi bastante oportuno para os produtores de Lavras que se mostravam resistentes a esse tipo de qualificação; e ao final do evento o que vimos foi muita satisfação e agradecimentos a todos os envolvidos. Sinal de que o Sistema Faemg / Senar está no caminho certo de levar ao produtor rural eventos de qualidade que geram desenvolvimento e prosperidade ao agronegócio da região. A mobilização acompanhou todos os módulos e deu todo o suporte necessário para que tudo ocorresse como planejado. Tivemos o apoio da Ufla, em particular o departamento Florestal, que nos cedeu salas para a realização do curso com muito conforto e segurança. A gente fica satisfeito em ver estas parcerias dando certo e motivando novas realizações”, relata Wander.

Mudança de atitude

O GQC leva até o produtor participante uma mudança de ideias e atitudes que trazem benefícios para a empresa rural. Uma gestão com qualidade dá mais lucratividade e vantagens competitivas de mercado.

O produtor Renato Lino Rodrigues (na foto abaixo, com a família) e o filho dele Jonatas Neves Rodrigues são da Fazendo Brejo Alegre, município de Luminárias. Para pai e filho valeu muito a pena participar do programa: “Foi fundamental e importante participar do GQC; agradecemos primeiramente a Deus, por iluminar o nosso caminho, e a todos os envolvidos nessa grande proposta que é o GQC. Obtivemos muito conhecimento, e já estamos colocando em prática”, comenta o participante Renato.

O programa apresentou uma nova forma de gestão que conquistou o grupo de Lavras. O produtor Renan Pereira Rezende, da Fazenda Xavier, que fica em Ingaí, disse que obteve uma nova visão de negócio, passou a enxergar a fazenda como uma empresa rural. “Já estamos colocando em prática o nosso Plano de Gestão; o trabalho está praticamente dentro da proposta apresentada. As anotações estão ajudando muito, dando resultados imediatos”.

O programa Gestão com Qualidade em Campo é dividido em módulos com consultorias nas propriedades participantes. Esse trabalho é feito por um instrutor qualificado, que levar até o produtor ferramentas de gestão que farão dele um empresário rural. Ao final do programa é feita a apresentação do Plano de Gestão. O objetivo é promover no produtor a mudança de visão e proposta de trabalho, com uma gestão mais estruturada, equilibrada e de qualidade.

Últimas notícias publicadas
21/01/2020 Sistema FAEMG inicia preparativos para a 91ª Semana do Fazendeiro de Viçosa
21/01/2020 Curso de Agente de Turismo Rural teve início nesta segunda em Carmo
21/01/2020 Cooxupé promove seminário sobre cooperativismo em Guaxupé
21/01/2020 ATeG: Programa Nosso Agro vai a Araponga mostrar o trabalho por trás do café campeão de Simone Sampaio
20/12/2019 Balanço 2019 em Montes Claros: Cursos do SENAR abrem possibilidades de trabalho
20/12/2019 Produtores do ATeG Café vencem Concurso da CooperRita
20/12/2019 ATeG: produtores assistidos pelo programa investem no método de fermentação do café
20/12/2019 GQC: produtores da região de Lavras apresentam Plano de Gestão em seminário de encerramento do programa
20/12/2019 Jovem no Campo: programa chega ao fim em Águas Formosas
20/12/2019 Curso de Gestão de Pessoas muda relação entre produtores rurais e colaboradores, em São Domingos das Dores
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br