até
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
Jovem no Campo: programa chega ao fim em Águas Formosas
Diego Souza, de Governador Valadares

Terminou nesta sexta-feira (20) o Programa Jovem no Campo, promovido em Águas Formosas, no Vale do Mucuri. Desde o mês de outubro, 20 jovens se dedicaram para participar de todos os módulos do programa até o último que trata do empreendedorismo. De acordo com o mobilizador Ciranio Celestino de Souza, nem a chuva foi capaz de atrapalhar a participação dos jovens.

“Esse programa realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Águas Formosas em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas teve início há dois meses e a turma superou diversas adversidades para estar presente. Tivemos alunos que andaram vários quilômetros para chegar ao local do curso porque a chuva impediu que o transporte os levasse. Isso mostrou o tamanho do comprometimento de todos”, destacou o mobilizador.

Se o primeiro módulo teve instrução de Valéria Elisa, no último, também. “Esse Jovem no Campo foi um curso de Pasteurização do Leite e na Fabricação de laticínios e afins/Derivados do Leite, neste último módulo voltado para o Empreendedorismo dos jovens participantes. Na ocasião, abordamos temas como autoconhecimento, valores, competências básicas para o trabalho e desenvolvimento do trabalho em equipe. Desde o início esse jovaens demonstraram o quanto estavam engajados no programa conforme destacou o mobilizador”, avaliou a instrutora.

Valéria também pontuou que a turma tem, a partir de agora, um futuro promissor. "São jovens que acreditam no futuro no campo e procuram no programa suporte para continuarem seus projetos com inovação e mais conhecimento”.

Em módulos anteriores, a instrutora Silvana Zanuncio também orientou os jovens participantes. “Esse é um programa que ajuda a contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais. O programa tem cinco módulos ao todo e eu fui responsável por três deles, nos quais ensinei sobre qualidade e higiene na fabricação de laticínios como manteiga, queijo, petit suisse, doce de leite pastoso, em barra, entre outros”, explicou a instrutora.

Apoio e agradecimento

O Programa Jovem no Campo em Águas Formosas teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e dos Laticínios Serra Nova. O gerente regional do Senar Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa, fez questão de agradecer a todos os envolvidos. “Em nome do Sistema Faemg/Senar Minas e Sindicato dos Produtores Rurais Águas Formosas eu venho agradecer a todas as entidades que colaboram com o sucesso deste evento. A prefeitura municipal de Águas Formosas, em especial a secretária de educação Diolinda, a diretora da escola de Água Boa e funcionários, o pessoal do transporte escolar, o Laticínio Serra Nova, as instrutoras Valéria e Silvana e o mobilizador Cirânio que solicitou este evento e muito emprenhou para a concretização e sucesso do mesmo.

Por fim, o gerente regional deixou uma mensagem especial aos jovens participantes. “Para os alunos não vou apenas agradecer, mas também parabenizar a todos pela coragem em aceitar participar deste evento em busca de novos conhecimentos e com objetivo de ser diferente e encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho, sempre em busca de uma melhor qualidade de vida no campo. Desejo a todos muito sucesso e felicidades”.

Últimas notícias publicadas
21/05/2020 Em entrevista para a rádio Vale FM de Araçuaí, gerente regional fala sobre atuação do Sistema FAEMG / SENAR MINAS
21/05/2020 Contra o coronavírus: máscaras de proteção do Sistema FAEMG chegam a comunidades rurais de Pedro Leopoldo
21/05/2020 Jovem do Campo é aprovado por participantes em Monte Santo de Minas
21/05/2020 Força feminina: no noroeste do estado, mulheres dominam cursos de aplicação de defensivos agrícolas
21/05/2020 Senar treina trabalhadores no Norte de Minas para a colheita do Café
21/05/2020 Obra do Centro de Excelência em Cafeicultura segue dentro do previsto mesmo com a pandemia
20/05/2020 Mais produtores de leite, café e aves aderem ao Programa ATeG na região do Triângulo Mineiro
20/05/2020 FIP Paisagens Rurais contrata mais técnicos e inicia nova fase em agosto
20/05/2020 Reforço na proteção: Sistema FAEMG doa mais 30 mil máscaras contra o coronavírus
20/05/2020 Primeira ‘Feira Segura’ de MG une feirantes e consumidores neste sábado em Boa Esperança
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br