até
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
Prêmio ATeG em Brasília: Cafeicultores mineiros atendidos pelo Programa são agraciados pela CNA
SENAR MINAS

Dois cafeicultores mineiros atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG foram finalistas no Prêmio Assistência Técnica e Gerencial – Gestão e Resultados, cuja solenidade de premiação foi promovida em Brasília, pela CNA, na noite da última terça-feira (17).

Gilerson de Jesus Silvestre, do Sítio Pinheiro Silvestre, em Alto Jequitibá, e Vanderlúcio Lázaro Ferreira, da Fazenda Posses, em Coqueiral, destacaram-se entre mais de mil produtores atendidos na cadeia do café pelo Sistema FAEMG / SENAR MINAS. Os dois produzem café especial junto com as famílias e são unânimes em dizer que estar no programa melhorou tanto a produção quanto a vida dos envolvidos.

“Nossa propriedade cresceu muito, e a renda também. O SENAR nos ajudou muito e esse prêmio vai servir de entusiasmo para mim e para os vizinhos, que também estão empenhados”, diz Gilerson.  Comparando a realidade antes e depois, o produtor afirma que a vida melhorou 100%: “Até mesmo a convivência com a família ficou melhor. Depois que o ATeG chegou, nossa renda mais que dobrou, a qualidade do café melhorou muito, e o preço também”.

Vanderlúcio é categórico em dizer que vai continuar aprendendo com os cursos e programas do Sistema FAEMG / SENAR MINAS e destaca o apoio que recebe da entidade: “O SENAR tem dado um apoio muito grande para mim e para a minha região. Tem sido um aprendizado muito grande na parte gerencial e da lavoura, baixando nosso custo e nos fazendo produzir mais. Nossa renda aumentou cerca de 30% depois do programa”, analisa o cafeicultor.

A partir da esquerda: Luiz Ronilson, Roberto Simões, Vanderlúcio, Gilerson, Christiano Nascif e Harrison Belico

> Confira ao final do texto os minidocumentários sobre as propriedades selecionadas em Minas Gerais

Melhorias para o próximo ano

Para o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, a premiação coroa todo o trabalho feito este ano pelo Sistema FAEMG / SENAR MINAS com a Assistência Técnica e Gerencial, que ele classifica como diferenciado e transformador. Para ele, agora é hora de avaliar o trabalho para ver como melhorar e trazer o prêmio para Minas Gerais ano que vem.

“Os dois finalistas representam um universo de quase quatro mil produtores que têm transformado suas realidades com melhores resultados técnicos e econômicos. Nossa proposta para o próximo ano é intensificar ainda mais esse trabalho com quem já está inscrito no Programa ATeG e criar novas vagas, chegando a 10 mil produtores atendidos”, avalia Nascif.

O coordenador de Formação Profissional Rural do SENAR, Luiz Ronilson Araújo Paiva, considera que participar do concurso também foi uma possibilidade dos produtores selecionados verem como é a estrutura do Programa ATeG em outros estados. “Em Minas Gerais o programa tem se desenvolvido muito bem, o perfil dos nossos finalistas foi bastante adequado e eles ficaram muito satisfeitos com a oportunidade”.

Para o próximo ano, ele acredita que, diante da intensificação do trabalho do ATeG em outras cadeias além do café, mais exemplos de sucesso vão poder concorrer e mostrar o trabalho do estado de forma mais ampla. “Foi bastante positivo e avaliamos como extremamente viável para nos prepararmos mais ainda para o ano que vem”, conclui.

O prêmio

A iniciativa é um reconhecimento aos produtores rurais que obtiveram os melhores resultados em ganhos produtivos, ambientais, sociais e sustentáveis com a implantação da ATeG em suas propriedades.

O prêmio é uma forma de valorização do produtor rural que obteve avanços concretos para sua propriedade, e tornou-se referência para outros produtores rurais gerando efeito multiplicador positivo.

Os casos de sucesso são avaliados por uma comissão com base no engajamento do produtor rural com o Sistema CNA/Senar, promoção da sucessão familiar, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, inovação e sustentabilidade, adequação ambiental da propriedade rural, adoção de boas práticas agropecuárias, tecnologia de produção/econômica e melhoria na qualidade de vida.

VÍDEOS:

*

Últimas notícias publicadas
21/01/2020 Sistema FAEMG inicia preparativos para a 91ª Semana do Fazendeiro de Viçosa
21/01/2020 Curso de Agente de Turismo Rural teve início nesta segunda em Carmo
21/01/2020 Cooxupé promove seminário sobre cooperativismo em Guaxupé
21/01/2020 ATeG: Programa Nosso Agro vai a Araponga mostrar o trabalho por trás do café campeão de Simone Sampaio
20/12/2019 Balanço 2019 em Montes Claros: Cursos do SENAR abrem possibilidades de trabalho
20/12/2019 Produtores do ATeG Café vencem Concurso da CooperRita
20/12/2019 ATeG: produtores assistidos pelo programa investem no método de fermentação do café
20/12/2019 GQC: produtores da região de Lavras apresentam Plano de Gestão em seminário de encerramento do programa
20/12/2019 Jovem no Campo: programa chega ao fim em Águas Formosas
20/12/2019 Curso de Gestão de Pessoas muda relação entre produtores rurais e colaboradores, em São Domingos das Dores
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br