até
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Feira de hortaliças marca encerramento do Programa Jovem no Campo em Belmiro Braga
Aline Furtado, de Juiz de Fora

Desde o mês de setembro, jovens de Belmiro Braga, município localizado a 35 quilômetros de Juiz de Fora, participaram do Programa Jovem no Campo, promovido por meio da parceria entre o Sistema Faemg / Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora, como mobilização de Andréia Aparecida Barbosa Vinha Fonseca.

O foco do Programa desenvolvido com os jovens entre 15 e 21 anos foi a Olericultura. O último módulo, Empreendedorismo, foi marcado pela realização de uma feira de hortaliças sem defensivos, montada pelos participantes, na praça de Belmiro Braga. Os alunos comercializaram produtos como taioba, alface, abobrinha, quiabo e salsinha.

O Jovem no Campo ajuda a contribuir para a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais.

A estrutura do programa é dividida em dois núcleos: básico, com foco no desenvolvimento das competências básicas; e específico, com abordagem de conteúdos técnicos e específicos de cada ocupação.

O primeiro módulo foi conduzido pela instrutora Eliane Sant’Anna de Mello, tendo como foco o Empreendedorismo Motivacional. Os módulos seguintes, segundo (Cultivo Orgânico) e terceiro (Manejo Integrado de Pragas e Doenças) foram ministrados pela instrutora Ana Terra Bravim dos Santos. O quarto módulo (Colheita, Pós-Colheita e Comercialização) ficou a cargo do instrutor Leonardo Abud Dantas de Oliveira. O quinto e último módulo, Empreendedorismo, também foi conduzido pela instrutora Eliane Sant’Anna de Mello.

“O Programa Jovem no Campo é uma oportunidade muito importante. Percebo as mudanças de postura dos participantes do primeiro para o último módulo. Fechamos com um plano de negócios, fazendo com que enxerguem uma oportunidade de trabalho e renda”, aponta a instrutora Eliane. Antes da realização da feira, os participantes realizaram uma pesquisa de campo, a fim de verificar quais hortaliças seriam mais vendidas, conforme respostas dos moradores ouvidos.

Para a dona de casa Ana Maria Domingos Neto, que esteve na praça para garantir os produtos orgânicos, a iniciativa é “um incentivo para esses meninos, visto que a cidade precisa de algo para os jovens. Meu desejo é que eles vão em frente”.

Direcionamento

Segundo a mobilizadora, a ideia da realização do Jovem no Campo em Belmiro Braga surgiu porque “a cidade não oferece muitas opções para os jovens. Em conversa com o secretário de Agricultura, ele se mostrou disposto a ajudar por meio da cessão do seu sítio para a realização das aulas. Aliás, a intenção é que esses jovens continuem o trabalho, inclusive levando a produção para Central de Abastecimento (CEASA) de Juiz de Fora. Queremos oferecer um direcionamento a esses meninos”.

O Secretário de Agricultura de Belmiro Braga, Emiliano José Garcia Cruz, destaca a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Sistema Faemg / Senar Minas na cidade. “Só temos a agradecer. Só em 2019, tivemos uma média de 30 cursos em diversas áreas. Sempre chega um ex-participante agradecendo porque recebeu uma proposta de trabalho ou um reconhecimento após a participação em um curso.”

Sobre o Jovem no Campo, ele aponta: “O Programa vem oferecer oportunidade de o jovem ficar aqui. Nossa realidade é que a grande maioria sai para cidades maiores em busca de oportunidade. Com o Jovem no Campo, ganha o produtor rural porque passa a contar com mão-de-obra qualificada, e ganham os jovens, que têm acesso ao conhecimento e a oportunidades”.

Confira os alunos mostrando um dos procedimentos aprendidos no programa:

Com a palavra, os jovens que concluíram o Programa Jovem no Campo

“A gente vem plantando e colhendo verduras para vender. O curso trouxe muitas novidades e estou aprimorando meus conhecimentos.”

Marcos Paulo Mendes Marcelino, 19 anos

“Até então, só tinha contato com hortaliça em casa. Com o curso, aprendi muito e pretendo dar continuidade.”

Luiz Gustavo Goulart Chaves, 16 anos

“Já trabalhava com horta, em meio período. O curso me fez enxergar a possibilidade de dar continuidade. Quero desenvolver técnicas novas.”

Wanderson de Oliveira Rodolfo, 19 anos

“Penso em continuar vendendo porque é importante termos um lucro fruto do nosso trabalho.”

Marcos Vinícius Ferreira, 18 anos

"Nunca nem pensei em mexer com hortaliças. Só estudava. Com o curso, passei a enxergar de forma diferente. Pretendo continuar porque é uma importante forma de renda, garantindo um futuro para minha família.”

João Paulo da Silva Balbino, 21 anos

“Mexia na horta na casa da minha vó. Gostei muito. Pretendo continuar.”

Gabriel Bonfante, 15 anos

“Penso em continuar, aprender mais e crescer nessa área.”

Oswaldo Simões Júnior, 15 anos

“Já plantava em casa. Com o curso, aprendi a fazer da maneira certa e estou aplicando na minha casa, onde cultivo alface, almeirão, couve, cebolinha e salsinha.”

Caíque Oliveira, 15 anos

Últimas notícias publicadas
12/08/2020 Produtores do ATeG Leite participam de dia de campo em Minas Novas
12/08/2020 Parceria: Sistema FAEMG/SENAR/INAES apresenta programas especiais para a Sicredi, em Lavras
12/08/2020 Agentes de turismo rural de Boa Esperança criam canal na internet para divulgar roteiros turísticos
11/08/2020 Higiene do Lar: treinamento do SENAR é apoio no retorno seguro do turismo em Carmo do Rio Claro
11/08/2020 Expansão: ATeG Café inicia grupo em Carangola
11/08/2020 Seminários levam informação correta sobre Covid-19 a trabalhadores rurais de Arinos
11/08/2020 Regional de Montes Claros prestes a receber o primeiro Aprendizagem Rural da região
11/08/2020 Seis cursos de Operação de Drone em um mês: equipamento ganha cada vez mais espaço no Norte de Minas
11/08/2020 Agro.BR: Programa ATeG é aliado para ajudar produtores no caminho da exportação
10/08/2020 Guia Virtual do Empório SENAR MINAS ganha segunda edição com mais de 50 novos produtores
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br