até
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Cursos alavancam o crescimento de produtores em Brasópolis
Lisa Fávaro, de Lavras

O Sindicato dos Produtores Rurais de Brasópolis e o Sistema Faemg / Senar Minas tem alavancado o agronegócio na região do município. No último mês vários cursos foram realizados para produtores rurais e seus familiares. Os treinamentos, segundo o mobilizador Paulo César de Faria, levaram conhecimento e novas técnicas para os alunos participantes. Além de informação, os cursos têm criado oportunidades de trabalho em novas áreas para o público rural.

Foram realizados os cursos de: Defumados/ Produtos Especiais; com a instrutora Carolina Fontes Prezotto, de Caldeira com o instrutor Wellington Durço; de Prevenção de Acidentes e SOS Primeiros Socorros nas Escolas, com a instrutora Juliana Fernandes; o de Cultivo de Plantas Medicinais, com a instrutora Aline Arcocha e o de Produção de Queijos e Produtos Derivados do Leite/Básico,  com a instrutora Aline Pereira Martins.

Alunos que participam dos cursos:

“Venho agradecer por mais um curso maravilhoso, que veio complementar o outro e em boa hora. Está chegando o final do ano, e teremos muitas opções de coisas gostosas para oferecermos a nossa família, aos amigos e principalmente aumentar a minha renda para ajudar nas despesas da casa. Fico muito agradecida e, já ansiosa esperando que venham mais cursos! Agradeço imensamente por mais essa oportunidade”, aluna Antônia Júlia do Amaral.


Fiquei muito satisfeito com o curso. Venho desde já agradecer o Sr. Welington e ao Senar por nos proporcionar o curso de Caldeira. Por enquanto vou procurar me aperfeiçoar mais na área Mecânica e elétrica para futuramente trabalhar com Caldeiras”, diz o aluno Emerson Antônio Martins Ribeiro.

 

“O curso foi excelente. O instrutor sempre atencioso e prestativo, explicando e reforçando o conteúdo. Aprendi muito pois, colocamos a mão na massa. Caso tenha oportunidade tenho interesse em trabalhar na área”, conta o aluno Lucas Henrique Valim da Silva.

“Posso dizer que todos os dois cursos que fiz foram maravilhosos. Aprendi muito; coisas que nem imaginava que eu poderia fazer. Agradeço muito ao Senar, ao Paulo e a Juliana, por nos proporcionar conhecimento”, relato da aluna Rubia Mara Aparecida Mendonça de Souza.


“Os cursos de Prevenção de Acidentes e o de Primeiros Socorros foram excelentes. Uma semana bem produtiva, muito aprendizado que nem imaginava, cada dia uma coisa diferente, só tenho que agradecer; e com esse curso sei que estou capacitada para trabalhar nessa área ou socorrer alguém da família”, aluno Gislene Luci Lima Galvão.

“O curso SOS Primeiros Socorros nas Escolas promovido pelo Senar ofereceu à nós professores, ferramentas teóricas e práticas que possibilitam o aperfeiçoamento da nossa atividade profissional diária. Neste curso aprendemos a prestar mais atenção nas queixas dos nossos alunos e, além disso prestar os primeiros socorros em situação de urgência e emergência dentro das escolas e também em outros lugares onde há alguma criança em perigo até a chegada de socorro médico apropriado”, conta aluna e professora Rosa Maria da Silva.

"O curso SOS nas escolas foi muito bom! Foi possível aprender, através da teoria e da prática, que podemos e devemos prestar o primeiro atendimento a uma pessoa que necessitar.
Para mim que trabalho com vidas, que tenho no dia a dia tantas crianças ao redor, é de extrema importância poder salvá-las em caso de necessidades e vê-las sempre bem e felizes.
Obrigada ao SENAR e aos instrutores por possibilitar este aprendizado”, diz a professora participante Paula”, diz Paula Viviana Simões.

“Minha participação no Curso do Senar - SOS Primeiros Socorros na Escola foi de grande valia para minha vida pessoal e profissional. Com o curso podemos adquirir noções básicas para prestar socorro em uma situação de risco de vida para o próximo. Uma manobra correta no primeiro atendimento de socorro nos leva a salvar vidas. Que tenhamos mais oportunidades de cursos pelo Senar que nos auxiliam, através de seus excelentes instrutores, a salvar nossa vida e a vida do outro”, relato de Ednamara Silva Veloso.  

“Agradeço muito a oportunidade de ter feito o curso SOS Primeiros Socorros nas Escolas. Confirmei a necessidade de, como funcionária pública/professora/ser humano, ter empatia pelo meu semelhante e estar sempre preparada para ajudar em qualquer situação de perigo. O curso me deu a noção de como os minutos são de suma importância em se tratando de socorrer uma criança no ambiente escolar, até que chegue o socorro dos especialistas no local. Gostei tanto do curso que gostaria de aprofundar mais fazendo o curso Prevenção de Acidentes e sinto um prazer enorme em aprender  e poder compartilhar sempre experiências valiosas com meus colegas de trabalho e amigos”, conta a professora Sara Batista Ambrósio, da E.M. Cel. Francisco Braz.  

“Acabo de fazer o curso de Plantas Medicinais pelo SENAR e foi sensacional e esclarecedor. Sempre tive interesse por plantas e seu uso no dia a dia como remédio ou alimentos e comecei minha horta em casa, fazendo experiências, consultando o gooolge na intenção de produzir pra consumo próprio e, quem sabe, comercializar. E como o Univeso sempre conspira a nosso favor, fiquei sabendo desse curso e pretendo fazer outros para me tornar a produtora que sonhei. Gratidão”, diz Alexandra Serpa da Veiga.

“O curso de plantas medicinais foi ótimo, aprendemos sobre os benefícios e riscos das plantas, o que são princípios ativos e como identificá-los, conhecemos diversos tipos de plantas e obras de referência para consulta. Além disso foi muito útil o aprendizado prático sobre formas de reprodução das plantas, como instalar o cultivo e seus tratos culturais. Iremos utilizar os conhecimentos aprendidos em nossa produção rural e expandir nossa variedade de ervas aromáticas e medicinais para produção”, comenta a aluna Tatiana de Morais Dias.

“O curso sobre queijo foi ótimo; a instrutora Aline é ótima. Só aguardamos o segundo módulo. Meu objetivo é montar uma pequena queijaria, algo bem familiar de queijos especiais”, diz o aluno Zacarias Raimundo Martins.

“Quero agradecer a todos que nos tem dado a oportunidade de aprender cada vez mais. Gostamos muito do curso de Queijos e alcançamos nossas expectativas; e já estamos ansiosos para o segundo módulo”, conta feliz a aluna Fayra Moreira Genari.

Últimas notícias publicadas
17/02/2020 Sustentabilidade: SENAR finaliza curso piloto de Produção de Carvão no Sistema Fornos-Fornalhas
17/02/2020 Operação e Manutenção de Motosserra em Alto Jequitibá
17/02/2020 O caminho mais curto para conhecer e produzir um café especial
17/02/2020 Produtores rurais de Valadares e região finalizam GQC
13/02/2020 Encontro discute processo de Identificação Geográfica do “Mel de Aroeira”
13/02/2020 ATeG: Sindicato de Uberlândia está com vagas para pecuária de leite, avicultura e fruticultura
13/02/2020 Curso sobre cuidados com inflamáveis é realizado pela primeira vez no Norte de Minas
13/02/2020 ATeG: Reuniões informam produtores dos benefícios do programa
13/02/2020 Cooxupé e SENAR MINAS renovam convênio em 2020
12/02/2020 Produtores de leite são atendidos no ATeG na região de Formiga, Divinópolis e Lagoa da Prata
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br