até
quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
Sistema FAEMG/SENAR MINAS promove seminário “Conservar para produzir melhor”, em Caratinga
Diego Souza, de Governador Valadares

Sensibilizar os produtores rurais sobre a importância das práticas de conservação do solo e da água, levar informações sobre a Regularização Ambiental das Atividades Rurais e apresentar oportunidades de projetos que visam pagamento por serviços ambientais. Este foram os principais assuntos abordados durante o seminário “Conservar para produzir melhor: aspectos técnicos e legais da agropecuária sustentável na região de Caratinga".

O evento aconteceu na terça-feira (3) e cerca de 120 pessoas lotaram o auditório das Faculdades Doctum, no Centro de Caratinga. Na abertura do seminário, o gerente regional do Senar Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa, palestrou o que o Sistema Faemg/Senar Minas faz pelos produtores rurais. Em seguida, foi a vez da analista ambiental da  Faemg, Mariana Ramos (foto abaixo), fazer a sua apresentação.

“O evento foi de extrema importância para solucionar dúvidas dos produtores rurais, realizar aproximação do Sistema Faemg/Senar Minas as demandas locais. Principalmente com a interpretação das Legislações Ambientais. Falamos durante a nossa palestra, sobre aspectos ambientais legais, regularização ambiental de imóveis rurais e uso do fogo. Saímos com várias demandas coletivas na área ambiental”, afirmou Mariana Ramos.

Outro palestrante no seminário foi agente de responsabilidade social do Sicoob Credcooper, Fábio Júnior de Carvalho. “A nossa palestra foi para falar sobre o Projeto Ambiental Nascente Viva e mostrar o que temos feito e o que é necessário fazermos para avançarmos nessa questão. Os produtores rurais entenderam o recado e se mostraram empenhados em ajudar a desenvolver este e outros projetos na área ambiental. Acredito que o seminário tenha sido um pontapé inicial para o desenvolvimento de mais projetos nessa questão”, destacou Fábio Júnior.

Antes do encerramento do seminário, Consuelo Marra (foto à esquerda), Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas (ANA) também fez uma palestra explicando sobre o Programa Produtor de Água. “Explicamos aos produtores presentes que o objetivo deste programa é conseguir mais água nos mananciais, especialmente naqueles de abastecimento público, nos rios, nos cursos de água, garantindo assim, mais disponibilidade de água com qualidade. Mas é importante frisar que esse programa só existe se tiver vontade local, tem que ser construído localmente, daí a importância do engajamento dos produtores de Caratinga e região”.

Apoio

O ex-secretário de agricultura de Minas Gerais e atual presidente executivo da Rede Doctum, apoiadora do evento, Pedro Leitão, enalteceu a realização do seminário em Caratinga e destacou a importância dos produtores rurais de Caratinga e região.

“Primeiro é importante ressaltar a força dos nossos produtores rurais, especialmente na produção de alimentos em Minas Gerais. Um evento como esse, tira dúvidas e abre a possibilidade para que os nossos produtores comecem a conquistar recursos para conservar o meio ambiente. A medida que eles protegem as nascentes, produzem água e ajudam no processo de conservação, eles passarão a receber por isso, por meio, por exemplo do PSA ou Pagamento por Serviços Ambientais. Eles atuarão conservando o meio ambiente e tendo estímulo para isso”, destacou Pedro Leitão.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, José Alexandre Correa, não pode estar presente e foi representado pelo vice, Joaquim Marques. “Nós queremos o que há de melhor para os produtores rurais de Caratinga e região. Temos que apontar as nossas reivindicações, para que os órgãos governantes possam dar apoio, porque o País sem o trabalho de excelência do produtor rural não é nada, não come e sem comida não há como sobreviver”, advertiu Joaquim Marques.

O seminário em Caratinga foi uma realização do Sistema Faemg/Senar Minas e, além da Rede Doctum, também contou com o apoio do Sicoob Credcooper, Sebrae, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Emater, Prefeitura Municipal e Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga.

Estiveram presentes durante o evento, diversas autoridades, representantes da Prefeitura Municipal, vereadores, presidentes de Sindicatos Rurais, diretores e o presidente do Sicoob Credcooper, Kdner Andrade Valadares.

Últimas notícias publicadas
21/01/2020 Sistema FAEMG inicia preparativos para a 91ª Semana do Fazendeiro de Viçosa
21/01/2020 Curso de Agente de Turismo Rural teve início nesta segunda em Carmo
21/01/2020 Cooxupé promove seminário sobre cooperativismo em Guaxupé
21/01/2020 ATeG: Programa Nosso Agro vai a Araponga mostrar o trabalho por trás do café campeão de Simone Sampaio
20/12/2019 Balanço 2019 em Montes Claros: Cursos do SENAR abrem possibilidades de trabalho
20/12/2019 Produtores do ATeG Café vencem Concurso da CooperRita
20/12/2019 ATeG: produtores assistidos pelo programa investem no método de fermentação do café
20/12/2019 GQC: produtores da região de Lavras apresentam Plano de Gestão em seminário de encerramento do programa
20/12/2019 Jovem no Campo: programa chega ao fim em Águas Formosas
20/12/2019 Curso de Gestão de Pessoas muda relação entre produtores rurais e colaboradores, em São Domingos das Dores
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br