até
quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
Produtores atendidos pelo ATeG são premiados em Concurso de Qualidade do Café da Emater-MG
Kamilla Bitarães, de Viçosa

Produtores rurais atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg/Senar Minas estiveram, na última semana, em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, para a cerimônia de encerramento do 14º Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas, promovido pela Emater-MG, que premiou os três melhores cafés na categoria Cereja Descascado e os cinco melhores na categoria Café Natural. Dois oito vencedores, cinco são cafeicultores do ATeG. Eles saíram de lá vitoriosos, levando na bagagem troféus, certificados e o reconhecimento do esforço diário.

Premiação nas duas categorias

Os cafés especiais produzidos em Alto Jequitibá pela cafeicultora Maria Aparecida Barroso dos Santos, conhecida como Tida, destacaram-se entre as 295 amostras vindas de 18 municípios, conquistando o 3º lugar nas duas categorias do concurso: Cereja Descascado e Natural. Os cafés passaram por análises física e sensorial, sendo avaliados por jurados especialistas na área.

“O concurso é um incentivo grande à constante melhoria da qualidade dos cafés produzidos. Trazer aquele troféu para casa é muito gratificante, um sinal de que estamos no caminho certo. Começamos a participar da competição no ano passado, quando a assistência do ATeG teve início, e também fomos premiados. O programa tem nos ajudado muito e o técnico Michel está sempre presente, acompanhando e tirando todas as nossas dúvidas. Além disso, a administração da propriedade também tem sido mais eficiente com os ensinamentos do ATeG. Só tenho a agradecer”, afirma Tida.

Michel de Assis e Silva, técnico do ATeG que atende a cafeicultora, acredita que o programa é uma oportunidade ímpar e um divisor de águas na vida do produtor. “O produtor que leva a sério o nosso programa e a metodologia aplicada tem saído na frente em vários parâmetros: com o ATeG, ele passa a ter conhecimento dos custos da produção, descobre gargalos dos processos e garante a qualidade do produto. Muitos têm se destacado em concurso regionais, o que é muito satisfatório. Fico contente em ver o produtor feliz, com um sorriso estampado no rosto, comemorando uma vitória dele, que também é de todos nós do ATeG”, ressalta Michel.

Campeões na categoria Cereja Descascado

Júlia Alves Pereira dos Santos e Reinaldo Garcia dos Santos, casal de cafeicultores atendidos pelo ATeG em Luisburgo, conquistaram o 1º lugar na categoria Cereja Descascado.

“Foi uma grande conquista e só temos a agradecer pelo reconhecimento do nosso trabalho. Prêmios como esse nos incentiva a melhorar sempre e também nos mostra que estamos no caminho certo. Aqui na nossa propriedade, contamos com a assistência do técnico do ATeG, Sebastião Marcos de Mendonça, que nos orienta e oferece todo apoio. O Senar está desenvolvendo um grande trabalho na nossa região, indo em busca dos produtores, incentivando, orientando e caminhando junto”, conta Reinaldo.

O técnico Sebastião também fala sobre a sensação de participar da vitória desses cafeicultores. “É uma experiência maravilhosa ver um produtor que a gente acompanha ser premiado. O sentimento é de dever cumprido. O casal trabalha com muito afinco, sempre em busca de qualidade”, destaca Sebastião.

2º lugar na categoria Natural

Valquiria Gonçalves Bastos e Rafael Bastos Silva, casal de produtores de Santa Margarida, ficaram em 2 º lugar na categoria Natural.

“É o reconhecimento de um trabalho que tem dado certo. Estamos muito felizes e satisfeitos com a conquista desse prêmio, que, em parte, também é do Senar. Por meio da assistência do ATeG e da técnica Jéssica Carmo, o Sistema vem nos dando instruções agronômicas, de nutrição, combate a pragas e doenças, ensinando novas práticas, além de ajudar na gestão da nossa propriedade. Tudo isso foi fundamental para a vitória e para agregar valor ao nosso café, que vem se destacando há alguns anos, chamando a atenção, também, do mercado internacional. A alegria é grande e estamos otimistas para o ano que vem”, conta Rafael.

4º lugar na categoria Natural

A cafeicultora de Alto Jequitibá Josimar Sodré, conhecida como Lalá, ficou em 4º lugar na categoria Natural.

Feliz com a conquista, Lalá, que já realizou mais de 10 cursos oferecidos pelo Sistema, afirma que a assistência do ATeG tem sido muito importante em sua vida e fundamental para vitórias como essa. Além do reconhecimento pelo café produzido em suas terras, Lalá também já conquistou prêmios pela qualidade da água da sua propriedade.

Últimas notícias publicadas
21/01/2020 Sistema FAEMG inicia preparativos para a 91ª Semana do Fazendeiro de Viçosa
21/01/2020 Curso de Agente de Turismo Rural teve início nesta segunda em Carmo
21/01/2020 Cooxupé promove seminário sobre cooperativismo em Guaxupé
21/01/2020 ATeG: Programa Nosso Agro vai a Araponga mostrar o trabalho por trás do café campeão de Simone Sampaio
20/12/2019 Balanço 2019 em Montes Claros: Cursos do SENAR abrem possibilidades de trabalho
20/12/2019 Produtores do ATeG Café vencem Concurso da CooperRita
20/12/2019 ATeG: produtores assistidos pelo programa investem no método de fermentação do café
20/12/2019 GQC: produtores da região de Lavras apresentam Plano de Gestão em seminário de encerramento do programa
20/12/2019 Jovem no Campo: programa chega ao fim em Águas Formosas
20/12/2019 Curso de Gestão de Pessoas muda relação entre produtores rurais e colaboradores, em São Domingos das Dores
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br