Uma turma de 10 pessoas, entre homens e mulheres, foi certificada no curso de Vaqueiro, promovido recentemente na Fazenda Aroeira Arrancada, zona rural de Salinas. O evento se deu através da parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais do município.
O treinamento foi ministrado pelo instrutor Hélio Costa Oliveira e contou com a mobilização de Flávio Fabiano Figueiredo Fernandes.

Com uma carga horária de 40 horas/aula, o curso tem como objetivo central preparar os vaqueiros a realizar, de maneira adequada, as atividades relacionadas à produção e qualidade de leite. Na prática, os participantes aprenderam sobre mochação de bezerros, contenção, aplicação de medicamentos, tanto pela via oral, cutânea, subcutânea, intramuscular e endovenosa e, sobretudo receberam noções fundamentais sobre ordenha higiênica, controle de carrapatos, controle reprodutivo e leiteiro dos bovinos.
Os participantes se mostraram satisfeitos com o curso, elogiando o domínio do instrutor durante as aulas. Para a aluna Débora Dias Franco e o vaqueiro Luciano Batista Lourenço, o treinamento foi uma oportunidade de capacitar e ampliar seus conhecimentos.
Além das habilidades especificas, os participantes receberam orientações sobre higiene, saúde e segurança no trabalho; postura pessoal e profissional; conforto e bem estar do animal e cuidados com o meio ambiente.