até
terça-feira, 22 de outubro de 2019
Exposição de peixes ornamentais encanta visitantes em Patrocínio do Muriaé
Kamilla Bitarães, de Viçosa

Nos últimos dias 18 e 19, uma exposição de peixes ornamentais encantou os visitantes e aguçou a curiosidade sobre aquários, na comunidade da Peroba, em Patrocínio do Muriaé, o maior polo de produção de peixes ornamentais da América Latina.

O evento é fruto da parceria entre a Associação de Aquicultores de Patrocínio do Muriaé (AAQUIPAM), a comunidade de Peroba e o Sistema Faemg/Senar Minas, e foi realizado com o objetivo de levar à população conhecimento sobre o trabalho desenvolvido no setor e mostrar todo o potencial da atividade. A exposição também serviu como uma preparação para a participação que o município fará no Encontro Nacional dos Criadores de Bettas, no próximo mês, no Rio de Janeiro.

Durante os dois dias do evento, visitantes puderam contemplar diferentes espécies de peixes ornamentais, entender um pouco mais sobre o julgamento dos animais, conhecer de perto criações de peixe betta da região e, ainda, participar de um leilão de peixes.

Quem esteve presente também encontrou o fruto de um trabalho que, aos poucos, vem transformando a aquicultura em um negócio rentável, que movimenta a economia local e cresce a cada dia na região. Hoje, mais de 80 famílias de Patrocínio do Muriaé tiram o sustento da atividade.

“O Senar Minas é responsável por 80% das atividades de aquicultura no município, apoiando e levando conhecimento para que nós, produtores, possamos continuar no campo. Como homem do meio rural, sei da importância da atuação do Senar em regiões carentes como a nossa. O Sistema ajuda a diversificar as atividades e, assim, gerar condições de nos mantermos na nossa terra”, destaca Ramon Santos Selani, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Patrocínio do Muriaé.

Participação

O Sistema Faemg/Senar Minas foi representado pelo gerente regional do Senar em Viçosa, Marcos Reis, que discursou na abertura do evento, explicando aos presentes um pouco mais da atuação do Sistema na cadeia de produção. Ele ficou surpreso com o que viu por lá: “Fiquei surpreendido com a pujança do setor na Regional Viçosa, um polo fortíssimo na produção de peixes ornamentais, que abastece todo o Brasil. Por estar em crescimento, o setor demanda um apoio enorme do Senar Minas e de outras instituições, pois ainda há muito que se fazer com relação à organização coletiva, gestão, assistência técnica, parte contábil e fiscal”, ressalta o gerente regional.

Marcos Reis também avalia a importância de eventos como esse: “Para produtores e demais envolvidos no setor, essa é a oportunidade de ampliar a visão do negócio, criar rede de contatos e promover a produção com qualidade e diversidade para o Brasil e o mundo”, destaca.

“O evento foi um sucesso de público e movimentou a região. Contamos com participação ampla da comunidade, autoridades locais, produtores, associados e alunos do Sistema Faemg/Senar Minas. Essa foi a segunda edição da exposição e superou todas as expectativas. A intenção é ampliar e fazer das próximas edições eventos ainda maiores, para que o setor conquiste o reconhecimento que merece”, avalia Gabriel Miranda Batista, Instrutor dos cursos de Piscicultura e Piscicultura Ornamental do Senar Minas.

Últimas notícias publicadas
27/05/2020 Ensino a Distância: videoaulas conquistam confiança dos produtores
26/05/2020 Produtores de Grão Mogol recebem máscaras de proteção contra o coronavírus
26/05/2020 Seminário online discute o atendimento do SENAR na nova realidade da cafeicultura
25/05/2020 Videoaulas conquistam produtores que não podiam fazer cursos presenciais do SENAR
25/05/2020 Expansão do Programa ATeG agrada sindicato e produtores em Itamarandiba
25/05/2020 Curso de Aparação de Cascos e Ferrageamento de Equinos é promovido em Nanuque
25/05/2020 Jovens retomam Programa Jovem no Campo, em Imbé de Minas
25/05/2020 Primeira ‘Feira Segura’ de MG teve apoio de feirantes e consumidores de Boa Esperança
25/05/2020 Prevenção de Acidentes marca retorno dos cursos de Promoção Social na regional de Uberaba
25/05/2020 Projeto Ação Complementar – Mobilizar Bem comemora adesão das entidades às videoaulas
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br