até
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
Encontro de Produtores Rurais reúne mais de 500 participantes em Lima Duarte
Aline Furtado, de Juiz de Fora

Em sua 14ª edição, o Grande Encontro de Produtores Rurais de Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira e Região reuniu 513 pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais e suas famílias, no Centro Esportivo Lincoln Moreira Duque, em Lima Duarte, na tarde do último sábado, 19 de outubro. O evento é fruto da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte e o Sistema Faemg / Senar Minas. “Conseguimos reunir 513 participantes, superando nossas expectativas”, declara o mobilizador e gerente administrador do sindicato, Ednon Matoso Ramos.

“Trata-se de um evento feito especialmente para os produtores rurais. Esse ano, nossa alegria é grande porque conseguimos trazer o presidente do Sistema Faemg / Senar Minas, Roberto Simões, e o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif. Agradecemos pelo trabalho prestado pelas instituições em nossa região. Anualmente, realizamos em torno de 60 cursos, beneficiando, em média, 700 produtores rurais”, declara o presidente do sindicato, Olivier de Paula Campos (foto à esquerda), que destacou, também, durante a abertura do evento, a importância da criação do Conseleite.

Medalha de Mérito Rural

Como forma de reconhecer destaques na administração rural e no apoio ao produtor rural, a Medalha de Mérito Rural foi entregue aos condôminos da Fazenda Casa Nova, José Magno Campos e Júlio César da Cunha. A empresa rural tem produção diária em torno de 2 mil litros de leite. Além disso, com criação de gado de corte, mantém venda anual em torno de mil animais.

Outra Medalha de Mérito Rural foi entregue ao gerente do Senar Minas em Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva, pela oportunidade de transferência de tecnologia modernas aos produtores rurais da região. “Gostaria de registrar que esse trabalho não é só meu ou do escritório regional de Juiz de Fora, mas de todos do Sistema Faemg / Senar Minas. Só conseguimos atingir esse objetivo graças ao belo trabalho desenvolvido pelo sindicato e pela confiança de cada um de vocês em nossas ações”, ressalta Silva.

A partir da esquerda: Márcio Luiz Silva (gerente regional Senar Minas em JF), Ednon Matoso Ramos (mobilizador e gerente administrador do SPR Lima Duarte), Christiano Nascif (superintendente do Senar Minas)

 Palestras

A primeira palestra da tarde foi conduzida pelo produtor na área de ovinocultura em Pedro Teixeira, Arnaldo Valentim, que abordou a produção de ovinos e sua participação no primeiro grupo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Ovinocultura criado no estado pelo Sistema Faemg / Senar Minas.

A palestra “Panorama do agronegócio mineiro e seus desafios” ficou a cargo do presidente do Sistema Faemg / Senar Minas, Roberto Simões (foto abaixo). “Minas tem um dos agronegócios mais eficientes do Brasil, o que me confere segurança, visto que temos uma variedade enorme de produtos em nosso estado, fazendo com que o risco seja menor. De tudo o que foi exportado em 2019, 33% saiu do agronegócio, sendo o café o carro-chefe.”

Segundo Simões, o Cadastro Ambiental Rural mostrou que Minas conta com mais de 600 mil propriedades rurais, sendo que 90% deste montante se refere a pequenas propriedades. Para ele, os produtores rurais devem estar atentos aos desafios, como sustentabilidade, escalada na demanda por produtos saudáveis, produtividade com inovação, transformação digital, comunicação, agregar valores aos produtos, vencer a burocracia, ser resiliente, além do fato de a população estar mais exigente.

Fechando a programação, o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif (foto abaixo), conduziu o tema “Ter lucro não é pecado”. Durante sua fala, Nascif destacou a importância de o produtor rural se atentar às vacas. “Os animais nos mostram qual caminho deve ser seguido. Isso é valioso para a gestão, ou seja, observar e analisar os dados antes da tomada de decisão.”

Entre as medidas elencadas por ele para o sucesso, estão a satisfação do produtor, o lucro com sustentabilidade econômica, técnica e socioambiental, além da sucessão familiar de sucesso. Outro ponto abordado por Nascif foram os indicadores da atividade leiteira: produtividade da terra, estrutura do rebanho, taxa de retorno sobre o capital, capital empatado por lucro.

“Aprendizado e troca de experiências”

O produtor rural José Evangelista, de 83 anos, que trabalha com pecuária leiteira em Lima Duarte, conta que participa do Grande Encontro todo ano. “Venho com muita alegria porque temos oportunidade de adquirir conhecimento.” Ele relata que é associado ao Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte desde a sua fundação.

O também produtor rural Marcelo Cristiano Damasceno, trabalha na produção de leite e de derivados em Lima Duarte. “Este é o quarto ano que participo do evento, que é uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências.” Morando no município há oito meses, ele conta que já participou de dez cursos oferecidos por meio da parceria entre o sindicato e o Sistema Faemg / Senar Minas.

Degustação

Durante o evento, o público teve oportunidade de saborear queijos e iogurtes produzidos por ex-participantes de cursos oferecidos pelo Senar Minas. Além disso, durante o Café da Roça, foram servidos bolos, broas, biscoitos, iogurtes e queijos, também produzidos por ex-participantes dos treinamentos.

Marcelo Torturella, produtor que participou da degustação com seus queijos minas, parmesão e muçarela, destaca a importância do Encontro. “É uma oportunidade fenomenal de integração entre nós, produtores rurais.”

Estiveram presentes no evento, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora, Domingos Frederico Netto, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Andrelândia, José Rezende Godinho.
 

Últimas notícias publicadas
27/05/2020 Ensino a Distância: videoaulas conquistam confiança dos produtores
26/05/2020 Produtores de Grão Mogol recebem máscaras de proteção contra o coronavírus
26/05/2020 Seminário online discute o atendimento do SENAR na nova realidade da cafeicultura
25/05/2020 Videoaulas conquistam produtores que não podiam fazer cursos presenciais do SENAR
25/05/2020 Expansão do Programa ATeG agrada sindicato e produtores em Itamarandiba
25/05/2020 Curso de Aparação de Cascos e Ferrageamento de Equinos é promovido em Nanuque
25/05/2020 Jovens retomam Programa Jovem no Campo, em Imbé de Minas
25/05/2020 Primeira ‘Feira Segura’ de MG teve apoio de feirantes e consumidores de Boa Esperança
25/05/2020 Prevenção de Acidentes marca retorno dos cursos de Promoção Social na regional de Uberaba
25/05/2020 Projeto Ação Complementar – Mobilizar Bem comemora adesão das entidades às videoaulas
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br