até
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
Dia inesquecível: Família na Praça em Bonfinópolis de Minas
Élcio Fonseca, de Patos de Minas

Mesmo com o calorão desta época do ano, com as temperaturas passando de 35 graus na cidade, a praça Mário Pombo, em Bonfinópolis de Minas, ficou lotada durante o Programa Família na Praça, do Sistema Faemg/Senar Minas, realizado nesse domingo (20).

Antes das oito da manhã, já tinha fila na UBS (Unidade Básica de Saúde) do município, onde foram feitos os atendimentos a homens e mulheres nas áreas de urologia e ginecologia. Os médicos especialistas realizaram mais de 200 consultas. Os homens puderam fazer o exame de PSA para detecção do câncer de próstata. “Prevenir é melhor que remediar, sempre. Foi muito bom ter esse evento pra nós, especialmente sendo no domingo, quando temos mais tempo disponível”, disse o aposentado Paulo Roberto. Já as mulheres, tiveram oportunidade de fazer o exame de Papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero. “Tinha feito esse exame anos atrás, já tinha passado da hora de fazer de novo, foi ótimo ter esse evento aqui pra nós”, disse a dona de casa Luzia Silva.

Na área da oftalmologia, não foi diferente. No consultório móvel, os especialistas realizaram cerca de 200 atendimentos. Os pacientes que precisavam de óculos já saíram do consultório com a receita nas mãos e, ao lado já escolheram o modelo e a forma de pagamento dos óculos, que serão entregues nos próximos dias. “Já tem algum tempo que não estou enxergando bem, de perto. Então foi uma oportunidade excelente pra mim. Já encomendei os óculos e agora é só esperar chegar”, contou o trabalhador rural Miguel Araújo.

Ainda na área da saúde, foram feitos mais de 100 testes de glicemia e mais de 150 aferições de pressão. “Tenho pressão alta, tomo remédios todos os dias, e não posso descuidar. Aproveitei a chance, fiz a aferição e está tudo certo”, falou a aposentada Domingas Silva. Já na saúde bucal, 200 crianças foram atendidas. Elas receberam orientações da dentista sobre a escovação correta dos dentes e ganharam um kit para manter os cuidados em casa.

Mas o que fez sucesso mesmo entre as crianças foram as brincadeiras e oficinas. Teve futebol, vôlei, cabo de guerra, cama elástica, pula-pula, oficinas de artesanato, de balão modelável, de desenho e de fantoches, além de contação de histórias e pintura facial. No meio da manhã, a criançada foi surpreendida por um pirata, que comandou, de forma muito envolvente, uma caça ao tesouro.

Já após o almoço, as crianças se divertiram com uma apresentação de marionetes. A cada personagem que surgia no palco de teatro, uma emoção diferente da criançada. Mais de 600 crianças participaram das brincadeiras e oficinas. “Hoje foi muito legal, amei tudo que teve aqui, não queria ir embora”, revelou Maria Eduarda Carvalho, de oito anos.

Teve ainda algodão doce e pipoca pra todo mundo, além dos serviços de corte de cabelo e penteados. Durante todo o evento, as famílias puderam tirar fotos e levá-las para casa. Foram quase 400 fotos reveladas ao longo do dia. Já no final da tarde, o evento foi encerrado pelo artista Saulo Laranjeira (foto abaixo), que cantou, contou casos e fez o público rir muito. Ao final, os moradores já perguntavam quando teria outro Família na Praça na cidade.

O evento foi feito em parceria com a CAAFBOM (Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas) e a prefeitura. “Só temos que agradecer ao Sistema Faemg/Senar Minas por ter nos premiado com esse grandioso evento. Nossa parceria é antiga, o Sistema está sempre capacitando nossos produtores e trabalhadores rurais, isso é muito importante”, ressaltou o prefeito, Donizete dos Santos.

“Foi um momento único para mim e para todos de Bonfinópolis. Só temos que agradecer ao Sistema Faemg/Senar Minas por ter trazido o Família na Praça até nosso municípío. Vi muita alegria no rosto de cada um que passou por aqui nesse domingo”, destacou a mobilizadora e presidente da CAAFBOM, Rita Fonseca. 

Antes de irem embora, todos deram exemplo de cidadania, inclusive as crianças. Houve um mutirão de limpeza na praça, que foi revitalizada recentemente e reinaugurada durante o Família na Praça. “Depois de sonhar muito com esse Programa em Bonfinópolis, conseguimos realizá-lo. Ficamos muito felizes com o público, que compareceu em peso. CAAFBOM e prefeitura foram brilhantes no apoio. É uma cidade que merece esse tipo de ação, uma das referências no noroeste do estado em termos de agronegócio”, concluiu o gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho (o primeiro à esquerda, na foto abaixo, com parceiros da organização).


 

Últimas notícias publicadas
27/05/2020 Ensino a Distância: videoaulas conquistam confiança dos produtores
26/05/2020 Produtores de Grão Mogol recebem máscaras de proteção contra o coronavírus
26/05/2020 Seminário online discute o atendimento do SENAR na nova realidade da cafeicultura
25/05/2020 Videoaulas conquistam produtores que não podiam fazer cursos presenciais do SENAR
25/05/2020 Expansão do Programa ATeG agrada sindicato e produtores em Itamarandiba
25/05/2020 Curso de Aparação de Cascos e Ferrageamento de Equinos é promovido em Nanuque
25/05/2020 Jovens retomam Programa Jovem no Campo, em Imbé de Minas
25/05/2020 Primeira ‘Feira Segura’ de MG teve apoio de feirantes e consumidores de Boa Esperança
25/05/2020 Prevenção de Acidentes marca retorno dos cursos de Promoção Social na regional de Uberaba
25/05/2020 Projeto Ação Complementar – Mobilizar Bem comemora adesão das entidades às videoaulas
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br