até
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
Última turma dos Novas Lideranças Rurais se forma em Uberaba
Viviane Santana, de Uberaba

O Programa está passando por reformulação e deve voltar com nova proposta para o próximo ano

Quando uma pessoa se propõe a participar do Programa de Novas Lideranças Rurais do Sistema Faemg / Senar Minas é  porque está busca de respostas. Não aquelas comuns do dia a dia, mas se aprofundar em diversos assuntos, se capacitar.

Neste processo de imersão (são dois dias dentro de um hotel, com encontros a cada 15 dias, por 2 meses), há a mudança de rotina, quebras de paradigmas, o aprendizado detalhado e no final, o exercício aprofundado de conhecer a si mesmo e ao outro, se avaliando como pessoa, profissional e futuro líder. Não é simples, é preciso comprometimento.

A possibilidade de fazer o curso proporcionou a esta jornalista novas perspectivas, seja ela pela riqueza de informações captadas com os excelentes profissionais que ministram as aulas e atividades práticas, ou pelos novos colegas que fiz.

Já se passaram 13 anos desde que o Programa começou a formar líderes no setor agropecuário. Cerca de 2000 mil pessoas foram treinadas e muitas viram suas vidas tomarem novos rumos, após receberem o diploma.

Ao longo dos cinco módulos (o Mundo Contemporâneo do Agronegócio, Estado e Sociedade, Grandes Desafios do Agronegócio, Comunicação e Liderança), o grupo descobre que é possível fazer mais, porque é preciso mudar a nós mesmos primeiro, para ajudar o mundo a se tornar um lugar mais agradável para a nossa e futuras gerações.

“Existem os líderes natos e os que desenvolvem competência para liderar. Toda pessoa pode desenvolver estas habilidades, só precisam de propósito. Para isto é possível mudar a nós mesmos e quando se faz isso pelo exemplo, existe coerência. Basta querer e aceitar o desafio. Não queira mudar o outro, faça isso com você primeiro e assim, é possível mudar o outro”, comenta Emerson Alvarenga, Instrutor do módulo de Lideranças.

Encerramento e novidades

O encerramento do Novas Lideranças contou com a presença do mobilizador e diretor do Sindicato Rural de Uberaba - Adílio Camargo Júnior, que parabenizou a turma. Egresso do Programa, ele comentou o quanto participar foi importante para seu desenvolvimento profissional.

“Fiz o curso em 2012, sem noção alguma do que enfrentaria no treinamento e foi interessante, pois aprendi muito sobre liderança. Desde então, tenho conseguido colocar em prática o que aprendi, e me tornei neste ano diretor do SRU. O curso também me ajuda na administração rural e na atuação como mobilizador dos treinamentos do Senar Minas. Espero que vocês apliquem os ensinamentos no dia a dia e na vida de vocês, porque este é só o começo de vocês como novos líderes rurais.”

Segundo assistente da Assessoria Sindical do Sistema Faemg / Senar Minas, Luiz Henrique de Carvalho, é desejo da Coordenação Sindical um novo formato.

“Da forma que está, as pessoas são convidadas pelos Sindicatos e a proposta é que as pessoas realmente desejem participar, vindo ou não pelas entidades. É preciso preparar líderes, capacitá-las e subsidiá-los de informações para que essas pessoas realmente desejem atuar com a governança do setor agropecuário, dentro dos Sindicatos e em sua comunidade, levando o nome, o trabalho e as ações do Sistema Sindical Patronal Rural. O Sistema Faemg / Senar Minas oferece aos participantes do Novas Lideranças a ferramenta para os que desejam esta transformação.”

Confira no vídeo o momento em que os participantes entregam os certificados uns aos outros e se cumprimentam pela conclusão do Programa:

Comentários

“O curso oferecido é de grande valor, pessoal e profissional. Nele se aprende coisas que não são apenas voltados para lideranças rurais, mas para qualquer segmento. Ao longo dos módulos mudou minha maneira de refletir e agora consigo pensar como líder, como colocar-me em situações diferentes para buscar meus objetivos ou os de minha instituição. Cheguei ao Novas Lideranças Rurais com a expectativa de agregar mais um curso ao meu currículo e saio com a certeza de que posso ser um líder do meu setor, seja local, do sindicato e até mesmo como liderança política.” - Jeovane Íris Ribeiro, Engenheiro e Consultor Ambiental.

“Este curso é bastante produtivo, onde consegui agregar pontos positivos de crescimento pessoal e profissional para o meu dia a dia. Mudou minha vida e vai colaborar para que consiga liderar as pessoas nos seus diferentes cargos ou funções. Os assuntos abordados me surpreenderam e chego no final desse curso com a visão mais aberta em saber onde posso e devo cobrar e buscar o melhor de cada pessoa da minha equipe. Hoje me considero um líder, por isto, recomendo para que todas as pessoas que tiverem oportunidade de fazer este curso, que o faça! Agradeço ao Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba pela minha indicação, ao Sistema FAEMG por nos proporcionar essa oportunidade e aos os Instrutores e Colegas por terem contribuído com sucesso do curso. Parabéns a todos!” - Renato Marquez e Marques, Gestor em Agronegócios.

“O treinamento é super válido. tive um amadurecimento e um crescimento pessoal grandioso, estou saindo outra pessoa depois destes 2 meses. Hoje tenho certeza que posso melhorar a cada dia e será mais fácil lidar com subordinado ou superiores, porque foi passado no curso várias técnicas de como se portar e como agir com o seu colaborador ou gestor. Tinha uma expectativa completamente equivocada e foi uma grata surpresa este curso, que tem me ajudado a lapidar a líder que existe em mim.” - Carolina Nugas Gomes de Almeida, chefe de cozinha e produtora rural.

“O curso foi de extrema importância para moldar nosso conhecimento e comportamento aos novos desafios no dia a dia como gestores de pessoas. Ao final, além de me estar mais preparado para liderar uma reunião ou entidade e entender as diferenças dentro do grupo, seja pessoal ou profissional, me considero mais preparado para ser protagonista junto à minha comunidade. Obrigado ao Sistema FAEMG e a todos e todas envolvidos neste projeto, por nos proporcionar uma nova visão de nossas competências, quanto pelas novas amizades e integração com um grupo de pessoas tão especiais.” - Ermes Diolino Borges, Técnico Agrícola/Zootecnia.

Últimas notícias publicadas
13/11/2019 Jovem no Campo forma turma de 13 participantes em Além Paraíba
12/11/2019 Trabalhadores rurais do noroeste de Minas aprendem sobre operação e manutenção de tratores em curso do SENAR
12/11/2019 Agente de Turismo Rural fortalece cultura do vilarejo de São José da Serra
12/11/2019 Gerente regional do SENAR e produtores do ATeG participam de evento internacional de fruticultura em Janaúba
12/11/2019 Produtores rurais de Ninheira são capacitados em curso de horta caseira
12/11/2019 Vale do Mucuri recebe 2ª edição do Programa Negócio Certo Rural, em Novo Oriente
12/11/2019 Regional do SENAR em Uberaba inicia reuniões de sensibilização para o Projeto FIP Paisagens Rurais
12/11/2019 Condução de Turistas é tema de módulo do Agente de Turismo Rural na região de São João del-Rei
11/11/2019 SENAR “adoça” mais uma vida no Vale do Jequitinhonha
11/11/2019 ABC Cerrado: Término do Projeto alcançou resultados expressivos em Minas
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
Fax: (31) 3074-3075
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: asind@faemg.org.br