até
terça-feira, 15 de outubro de 2019
SENAR e EPAMIG alinham parceria para aproximar produtores rurais e pesquisas de ponta no agro
SENAR MINAS

Uma reunião feita na tarde desta segunda-feira (14) entre Sistema Faemg / Senar Minas e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promete ser o início de uma aproximação maior entre produtor e pesquisas de ponta na área do agro.

Juntas, as duas entidades discutiram a formatação de um termo de cooperação para que pesquisadores da Epamig utilizem dados colhidos pelos técnicos de campo de programas especiais do Senar Minas, enquanto o Senar possa dispor das instalações da Epamig para ministrar treinamentos e também capacitar pessoal da entidade estadual.

A presidente da Epamig, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, e a chefe da Unidade Centro Oeste da Epamig, Marinalva Woods Pedrosa, foram recebidas pelo superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, e pelo o coordenador de Formação Profissional Rural (FPR) Luiz Ronilson Paiva, que explicaram como funciona o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e como são a estrutura e o trabalho da entidade na capacitação e promoção social das famílias rurais.

Christiano Nascif e Nilda de Fátima Soares

“A pesquisa só tem sentido se ela chegar na ponta, aproximando o agricultor da tecnologia, por isso essa é uma parceira que nos motiva”, disse a professora Nilda. A parceria também fará o caminho inverso, trazendo para os pesquisadores a realidade e as demandas dos produtores, para que eles desenvolvam soluções. Luiz Ronilson acrescentou que os dados coletados por técnicos de campo poderão alimentar as pesquisas da entidade.

A equipe do Senar ainda contou com os analistas técnicos Harrison Belico, Rafael Rocha e Ricardo Tuller; pela Epamig, acompanharam a professora Nilda e Marinalva Soares os pesquisadores Karina Toledo da Silva e Daniel Sobreira Rodrigues, das áreas de nutrição animal e sanidade animal, respectivamente. Atualmente, além de deter conhecimento em todas as cadeias do agro, a Epamig ainda possui trabalhos de vanguarda no desenvolvimento de uvas e azeites, por exemplo.

Tratativas

A ideia da parceria surgiu um ano atrás, na unidade da Epamig em Prudente de Morais. Agora, após a reunião em Belo Horizonte, as entidades vão acertar detalhes da cooperação, que prevê a troca de dados e de conhecimento, via capacitações das equipes da Epamig e dos técnicos do Senar que vão atuar no Programa ATeG: “estamos captando profissionais que acabaram de chegar ao mercado de trabalho e o conhecimento da Epamig vai ‘lapidar’ os selecionados para atuação na ponta”, explica Luiz Ronilson.

Para o superintendente Christiano Nascif, a parceria vai estreitar os laços entre as duas entidades e melhorar a capacitação dos instrutores que atuam pelo Senar, além de também ofertar treinamentos para técnicos da Epamig nas unidades da instituição. “A pesquisa e a extensão são uma via de mão dupla. Essa união levará pesquisa de ponta para os produtores rurais e ao mesmo tempo colocará os pesquisadores em sintonia com as necessidades desses produtores”, resume.

A partir da esquerda, em sentido horário: Nilda de Fátima Soares, Marinalva Woods, Karina Toledo, Ricardo Tuller, Rafael Rocha, Daniel Sobreira, Luiz Ronilson Paiva, Harrison Belico e Christiano Nascif
 

Últimas notícias publicadas
27/10/2020 AgroNordeste: produtores mostram satisfação com a palma forrageira
27/10/2020 Sistema FAEMG é parceiro do 3º Concurso de Cafés Especiais de Divino
26/10/2020 Feira Segura em Sabinópolis: feirantes comemoram volume de vendas
26/10/2020 Curso de Fossa Séptica Biodigestora é promovido em Comercinho pela primeira vez
26/10/2020 Cachaça: depoimento mostra importância de cursos para a agroindústria de Ubá
26/10/2020 Programa ATeG é apresentado a produtores de leite em Piedade do Rio Grande
26/10/2020 Nascentes voltam a produzir água em abundância após recuperação
26/10/2020 Começam as preparações para a próxima etapa do Cupping ATeG SENAR de Café
26/10/2020 Saúde mental: em live, especialistas falam sobre suicídio e como buscar ajuda
23/10/2020 Programa FIP Paisagens Rurais começa atendimento a mais 800 produtores na Bacia do Rio Tijuco
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br