até
segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Público aprova e Agrivales é sucesso em Teófilo Otoni
Diego Souza, de Governador Valadares

A 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar dos Três Vales (Agrivales) terminou no sábado (12), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O evento teve sua primeira realização no ano passado, com produtos da agricultura familiar e artesãos dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. O objetivo, de acordo com os organizadores, era criar oportunidades de venda direta ao consumidor e de negócios com outros mercados.

Instrutores do Sistema Faemg/Senar Minas, entidade apoiadora, promoveram oficinas durante o evento. Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, Leonardo Godinho, as oficinas estiveram repletas de participantes nos três dias, nos dois períodos.

“Todas as oficinas tiveram o número máximo de participantes possível. Todas foram um sucesso, sobre carne na lata, filetamento de tilápia, fabricação de carne de sol e frango desossado, aberto e fechado. Assim como foram um sucesso também as oficinas de classificação de cachaças e princípios de elaboração de blends e degustação e análise sensorial de cachaça”, destacou Godinho.

De acordo com o instrutor Humberto Candeias Cavalcanti, responsável pelas oficinais cujo tema era a cachaça, os participantes saíram satisfeitos. “Dentre todas as bebidas servidas no Brasil, a cachaça artesanal é, com certeza, a que mais faz parte do nosso dia a dia e imaginário nacional. Na caipirinha, na gastronomia e mesmo nas brincadeiras de boteco, sua imagem é sempre lembrada e a cada dia ela fica mais diversificada. Por isso, estas oficinas fazem tanto sucesso e desperta o interesse dos participantes”, avaliou ou instrutor.

Além do Humberto Candeis, quem também aguçou o paladar do público foi o técnico em agropecuária Júlio Fernandes. Ele é instrutor do curso de Defumador de carnes e pescados/Suíno, frango, peixe, caprino, ovinos e produtos especiais, e promoveu oficinas sobre carne na lata, filetamento de tilápia, fabricação de carne de sol e frango desossado, aberto e fechado.

Gastronomia e shows

Durante a Agrivales, os expositores apresentaram artesanato e comidas típicas da região. Além dos estandes dos produtores, os visitantes puderam conferir shows todos os dias do evento. A 2ª edição da Agrivales contou ainda com a participação do chef de cozinha e pesquisador da culinária mineira, Eduardo Avelar. Formado pela escola culinária de cozinha francesa instituto Le Cordon Bleu, em Paris, ele é um dos pioneiros da “moderna cozinha brasileira”.

“Aqui promovemos aulas show, além de degustações de pratos com o público participante. Mas teve também, dentro da Agrivales, o Festival Cultural e Gastronômico Arte e Sabor, com destaque para o duelo de chefs, que entraram em uma disputa para ver quem preparava o melhor prato da competição. A primeira noite teve a participação somente dos profissionais de Teófilo Otoni e, no sábado, a competição foi estendida aos participantes de outros municípios”.

No encerramento da Agrivales, o gerente regional do Senar Minas, Ulisses Silveira Costa, prestigiou o evento e comentou sobre o sucesso da Feira. “Onde está o produtor e o trabalhador rural certamente o Sistema Faemg/Senar Minas estará presente. Este é o nosso público. E aqui tivemos produtores de café, de cachaça, enfim de diversas iguarias e eles puderam participar de palestras e oficinas voltados para o agronegócio. Para nós é um orgulho fazer parte de um evento tão importante para Teófilo Otoni e região e investir na capacitação e qualificação dos produtores. Estão todos de parabéns”.

Instrutores, mobilizadores, presidentes de sindicatos rurais presentes ao evento e o gerente regional Ulisses Silveira

Também prestigiaram o evento o mobilizador do Sindicato de Teófilo Otoni, Dyoney de Carvalho Dohler; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ataléia, Maspoly Nunes de Almeida; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pavão, Sebastião Luiz e o instrutor João Batista de Souza Porto, conhecido por muitos como João Cipó.

Últimas notícias publicadas
17/02/2020 Sustentabilidade: SENAR finaliza curso piloto de Produção de Carvão no Sistema Fornos-Fornalhas
17/02/2020 Operação e Manutenção de Motosserra em Alto Jequitibá
17/02/2020 O caminho mais curto para conhecer e produzir um café especial
17/02/2020 Produtores rurais de Valadares e região finalizam GQC
13/02/2020 Encontro discute processo de Identificação Geográfica do “Mel de Aroeira”
13/02/2020 ATeG: Sindicato de Uberlândia está com vagas para pecuária de leite, avicultura e fruticultura
13/02/2020 Curso sobre cuidados com inflamáveis é realizado pela primeira vez no Norte de Minas
13/02/2020 ATeG: Reuniões informam produtores dos benefícios do programa
13/02/2020 Cooxupé e SENAR MINAS renovam convênio em 2020
12/02/2020 Produtores de leite são atendidos no ATeG na região de Formiga, Divinópolis e Lagoa da Prata
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br