até
quinta-feira, 10 de outubro de 2019
FIP Paisagens Rurais é lançado em Uberaba
Viviane Santana, de Uberaba

O lançamento estadual do Projeto FIP Paisagens Rurais, que contempla nove municípios da região do Triângulo Mineiro (Uberaba, Uberlândia, Campina Verde, Campo Florido, Gurinhatã, Ituiutaba, Prata, Monte Alegre de Minas e Veríssimo) foi no auditório do Museu do Zebu, dentro do Parque Fernando Costa, em Uberaba.

O gerente Regional do Senar Minas em Uberaba, Caio Oliveira, o analista técnico da Coordenadoria de Formação Profissional Rural (FPR) do Sistema Senar Minas Ricardo Tuller Mendes, e o supervisor do Projeto ABC Cerrado, Rodrigo Veras, repassaram as informações aos presidentes e mobilizadores de Sindicatos Rurais, que serão os responsáveis pela mobilização dos produtores das cidades contempladas.

Com este projeto federal, pecuaristas de corte e leite receberão Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), atendendo ao propósito de fortalecer a adoção de ações de conservação e recuperação ambiental, além de práticas agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono em bacias hidrográficas do bioma Cerrado, em oito estados da federação mais o Distrito Federal.

No Triângulo Mineiro, serão 250 vagas divididas em grupos com 25 produtores cada, e 25% dos assistidos serão exclusivamente mulheres. Cada grupo terá o acompanhamento exclusivo de um técnico especialista por dois anos. Em Minas Gerais serão mais de 500 vagas, distribuídas além do Triângulo Mineiro também nas regiões Centro, Norte e Noroeste de Minas.

Os pecuaristas interessados devem procurar o Sindicato Rural dos Municípios selecionados para se inscreverem.

Caio Oliveira

O Senar Minas será a entidade executora do projeto. A iniciativa do Projeto FIP Paisagens Rurais é do Banco Mundial, coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura. Tem como parceiros a Agência de Cooperação Técnica Alemã - GIZ, o Senar, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa.

"Com o Projeto vamos trabalhar aspectos como produção, gestão e crescimento profissional e técnico do produtor. Em paralelo, teremos a sustentabilidade ambiental, recuperando passivos ambientais dentro da propriedade do beneficiado", explicou o gerente regional do Senar Minas em Uberaba, Caio Oliveira.

Rodrigo Veras e Ricardo Tuller

Depoimentos

“O produtor rural tem que estar sempre atento a estas assistências, principalmente quando vem sem ônus para ele. No caso deste Projeto, é uma ótima oportunidade para quem precisa fazer (recuperação de pastagem), tem condição e quer fazer. Este é o perfil de pecuarista que se encaixa perfeitamente no FIP Paisagens Rurais, que será de muita utilidade e importância. O que vem como assessoria e muito bem-vinda” – Gilberto Dias, presidente do SPR de Uberaba.

“Esse projeto é muito relevante, porque diversos produtores trabalham atualmente sem nenhuma orientação, sem objetivos. Quem participar vai receber informações de técnicos capacitados, que vão mostrar onde estão os erros e como gerenciar melhor a propriedade. Nós, presidentes, teremos um papel fundamental, reunindo os produtores, para que o projeto funcione perfeitamente. O FIP Paisagens Rurais chegou no momento oportuno, principalmente para os pequenos produtores, que estão passando por uma fase de crise, muito delicada!” - Newton Tibery, presidente do SPR de Veríssimo.

“Gostei muito do projeto, que vai ajudar o produtor com a assistência, além de trazer mais conhecimento, já que muitas das vezes faltam informações aos produtores, que não consegue pagar um técnico para auxiliá-lo nos trabalhos da fazenda. Vai mudar a vida de muitos pecuaristas para melhor!” – Joelma da Rocha Monteiro, mobilizadora SPR Campina Verde.

“Para os produtores rurais o FIP Paisagens Rurais é excelente, uma grande oportunidade de ter um gerenciamento em sua propriedade. Será de grande valia para nosso município e todos nós do sindicato, juntamente com os produtores, abraçaremos esse projeto, porque acreditamos que vai dar certo. Essa é mais uma, das centenas de oportunidades, que o Sistema Faemg/ Senar Minas oferece ao produtor para sua qualificação e, consequentemente, melhorias na gestão e renda das famílias rurais.” - Gelia Machado Pereira, mobilizadora do SPR Campo Florido.

“O projeto FIP Paisagens Rurais terá como objetivo incrementar renda aos produtores rurais através de recomendações técnicas e controle gerencial na parte produtiva nas propriedades, proporcionando condições ao produtor de recuperar também os passivos ambientais que a propriedade possa ter.” – Ricardo Tuller Mendes, Analista Técnico da Coordenadoria de Formação Profissional Rural do Senar Minas.

Na TV

Acompanhe a entrevista sobre o FIP Paisagens Rurais com o gerente Regional do Senar Minas em Uberaba – Caio Oliveira clicando aqui.

Últimas notícias publicadas
21/02/2020 Sistema FAEMG / SENAR MINAS e Embrapa discutem novo acordo de cooperação e programação da SIT 2020
21/02/2020 GQC: cafeicultores apostam na gestão para alavancar o negócio rural
21/02/2020 Cursos ensinam produtores do Sul de Minas a fabricarem queijos básicos e especiais
21/02/2020 Moradores de Brasópolis passam por curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros
21/02/2020 Regional de Passos realiza reuniões sobre o Programa ATeG
21/02/2020 Criatividade: Instrutor cria sistema com garrafa pet para manter mudas sempre irrigadas
20/02/2020 Negócio Certo Rural levará orientações e consultorias para produtores de café de Divino
20/02/2020 Programa ATeG: Encontros definem novas diretrizes de trabalho na Regional de Montes Claros
20/02/2020 Curso A Arte de Ser Adolescente agrada jovens em Itaobim
20/02/2020 Programa ATeG: Produtores de leite se reúnem em Araçuaí
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br