
O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, o vice-presidente, Breno Mesquita, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foram recebidos pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes, nessa terça-feira (8). A pauta da reunião foram os vencimentos do custeio do Funcafé e a destinação de recursos para a próxima safra.
Roberto Simões avaliou o encontro como positivo e acredita que a solução para o setor virá em breve: “Nossas demandas tiveram aceitação no Ministério. Agora, precisamos trabalhar com nossa frente de deputados mineiros, para atuar em outras instâncias”.
Segundo Breno Mesquita, que também é presidente das Comissões Nacional e Estadual do Café, a reunião foi mais um passo para levar renda para o cafeicultor: “Queremos garantir que as políticas públicas cheguem aos produtores em forma de melhoria de preços e, principalmente, competitividade. Também não podemos esquecer que há um passivo que precisa ser equacionado, e a proposta de prorrogação é justamente para dar esse fôlego. A crise nos preços não atinge apenas os cafeicultores, mas os munícipios e o governo. Estamos, junto com a Frente Parlamentar do Café, presidida pelo deputado Emidinho Madeira, na busca por soluções para que os cafeicultores consigam honrar seus compromissos”.
O ministro em exercício, Marcos Montes, reafirmou o compromisso do Ministério com os produtores: “Não temos outro direcionamento que não seja o produtor. Sabemos que o produtor está vivendo um momento difícil, precisamos unir as nossas forças para tirá-los dessa situação. O Ministério está pronto para construir soluções”, disse.
