até
terça-feira, 17 de setembro de 2019
Programa Agente de Turismo Rural realiza o primeiro módulo em Lima Duarte
Aline Furtado, de Juiz de Fora

O município de Lima Duarte, localizado na Zona da Mata mineira, recebeu, na última semana, o primeiro módulo do Programa Agente de Turismo Rural, desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema Faemg / Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte, com mobilização de Ednon Matoso Ramos.

Entre os objetivos do Agente de Turismo Rural estão fortalecer o turismo no meio rural, preparar profissionais com visão do negócio turístico, fomentar o negócio turístico e qualificar profissionais para ações integradas de turismo. Composto por seis módulos, o Programa conta com 224 horas-aula.

O primeiro módulo, com 40 horas-aula, tem como foco Produtos e Serviços Turísticos. Na região, serão formados 15 agentes de turismo rural, com capacitação voltada para as cidades de Lima Duarte, Rio Preto e Passa Vinte.

De acordo com a instrutora credenciada pelo Senar Minas e turismóloga Fernanda Corrêa da Silva, “o primeiro módulo foi ótimo. Fizemos o levantamento das potencialidades turísticas dos três municípios durante as aulas teóricas e práticas. Em Rio Preto, visitamos um restaurante rural com acesso a duas cachoeiras e um hotel fazenda já estruturado. Em Lima Duarte, visitamos, também, uma propriedade rural. A partir de análises, desenvolvemos um plano de viabilidade turística, a fim de que os participantes tenham noção do que uma propriedade rural precisa para começar a receber turistas”.

Segundo Fernanda, o plano de viabilidade turística inclui a análise de pontos como condições de acesso à propriedade, localização, infraestrutura das comunidades e da propriedade, atrativos e recursos humanos que as propriedades oferecem.

Até março de 2020, serão desenvolvidos mais cinco módulos do programa, com os seguintes temas: Segurança, Condução, Roteirização, Alimentação e Comercialização.

Depoimentos de participantes

“Minhas expectativas são muito grandes. Quero adquirir novos conhecimentos para ajudar a fomentar o turismo em Lima Duarte e região.”

Ana Elisa da Cunha Campos Assis

 

“Estou achando o curso muito bom, assim como outros promovidos pelo Sistema Faemg/ Senar Minas dos quais participei. Nossa região é forte em gado leiteiro, mas estamos buscando outras oportunidades para o produtor do campo. Por aqui, temos muitos pontos turísticos, que podem ser trabalhados.”

José Tarcísio de Paula Pepino

 

“Na primeira semana do curso, já consegui focar um pouco do que posso aplicar no Sítio Primavera. Tenho o péssimo hábito de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo e, dessa vez, quero fazer diferente, aplicando o turismo rural na propriedade.”

Jorge Luiz Coutinho Bezerra

 

“O aprendizado foi muito importante. Adquiri muito conhecimentos durante as aulas práticas. Oportunidade na hora certa. Certeza de que todos sairão com uma bagagem boa para aplicar nas demandas de turismo do município e da região.”

Alex Adriano da Cunha Silva

 

“O curso está abrindo horizontes, fazendo surgir ideias novas. Destaque também para o entrosamento do grupo, que é fantástico.”

Evaine Duque de Oliveira Soares

 

“Um dos pontos positivos foi a visita a outros empreendimentos, já que por meio dessas visitas, conseguimos enxergar problemas que temos em nossas propriedades, mas não conseguíamos ver.”

Sebastião Ronaldo Almeida Alves

 

“Oportunidade de adquirir conhecimentos e levar para nossa região.”

Ronaldo Carvalho de Oliveira

 

“Estamos muito animados com o curso, já com boas ideias.”

Débora Moreira Procópio, Lima Duarte

 

“Espero agregar valor aos meus parceiros de trabalho. Tenho certeza de que tudo aprendido será bem aplicado em nosso município.”

Rose Cristina Ueb da Silva, trabalha na Secretaria de Turismo e Cultura de Lima Duarte

Últimas notícias publicadas
26/05/2020 Seminário online discute o atendimento do SENAR na nova realidade da cafeicultura
25/05/2020 Videoaulas conquistam produtores que não podiam fazer cursos presenciais do SENAR
25/05/2020 Expansão do Programa ATeG agrada sindicato e produtores em Itamarandiba
25/05/2020 Curso de Aparação de Cascos e Ferrageamento de Equinos é promovido em Nanuque
25/05/2020 Jovens retomam Programa Jovem no Campo, em Imbé de Minas
25/05/2020 Primeira ‘Feira Segura’ de MG teve apoio de feirantes e consumidores de Boa Esperança
25/05/2020 Prevenção de Acidentes marca retorno dos cursos de Promoção Social na regional de Uberaba
25/05/2020 Projeto Ação Complementar – Mobilizar Bem comemora adesão das entidades às videoaulas
21/05/2020 Em entrevista para a rádio Vale FM de Araçuaí, gerente regional fala sobre atuação do Sistema FAEMG / SENAR MINAS
21/05/2020 Contra o coronavírus: máscaras de proteção do Sistema FAEMG chegam a comunidades rurais de Pedro Leopoldo
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br