até
segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Família na Praça e Saulo Laranjeira reúnem centenas de pessoas em Inhapim
Diego Souza, de Governador Valadares

A expressão “esperar sentado”, para José Felício Paradela, de 53 anos, não significou algo negativo, pelo contrário. Foi justamente sentado em uma cadeira que ele esperou pela coleta de sangue do exame de PSA, um oferecimento do Programa Família na Praça promovido neste domingo (18), em Inhapim, no Vale do Rio Doce. O evento organizado pelo Sistema Faemg/Senar Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga durou todo o dia e contou com o apoio da prefeitura do município. Cerca de 1.500 pessoas passaram pela praça Geraldo Homem de Faria e prestigiaram as atividades e serviços.

Seu José Felício (ao lado) foi uma delas. Logo cedo ele saiu do Córrego do Malaquias e, após 25 quilômetros, conquistou o seu lugar na fila de espera para o exame de PSA, que tem como principais funções verificar a presença de algum problema na próstata. “Cheguei em Inhapim ainda cedo. Fui um dos primeiros da fila de espera para fazer o exame. Espero que esteja tudo bem. Já fiz esse exame há uns dois anos e estava tudo certo. Que continue assim”, afirmou, aos risos.

O sorriso largo permaneceu no rosto do seu José Felício e tomou conta dos demais presentes no Família na Praça durante a tarde. O motivo? A presença do ator, cantor e poeta Saulo Laranjeira (na foto da direita) e seu personagens, que já estão no coração do público brasileiro. Ele foi a atração de encerramento do programa em Inhapim com seu show “O canto e o humor de Saulo Laranjeira”, onde conta causos e entrega muita música e humor.

“Para mim é uma alegria enorme participar desse evento importante, solidário e nobre, porque reúne a comunidade para um lazer saudável, atendendo principalmente a comunidade rural com serviços de saúde, cultura e, como disse, lazer. É muito importante esse convívio com as famílias, com as crianças. Esse deve ser o 15º Família na Praça que eu participo e o meu trabalho tem esse teor da cultura regional e popular. Parabéns ao Sistema Faemg/Senar Minas e a todos da cidade, que receberam esse evento tão bem”, declarou Saulo Laranjeira.

O prefeito Márcio Elias de Lima e Santosparticipou do evento e aproveitou para exaltar o Família na Praça e a parceira entre o município e o Sistema Faemg / Senar Minas: “Este evento está consolidando a nossa parceria, que já vem fazendo um excelente trabalho com os cursos de capacitação e qualificação. Somos muito gratos ao Sistema Faemg/Senar Minas por acreditar no nosso município, nos dando crédito e contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e, principalmente, do nosso homem do campo, que contribui imensamente para a geração de renda do nosso município. Tenho só a agradecer”, exaltou o prefeito.

A partir da esquerda: o mobilizador Wagner, o gerente regional Ulisses, Saulo Laranjeira e o prefeito Márcio Elias

População aprovou

O objetivo do programa Família na Praça é proporcionar lazer, cultura e entretenimento aos familiares dos produtores e trabalhadores rurais  da região, por meio de manifestações artísticas, culturais e atividades esportivas. Durante o domingo, os participantes puderam se divertir com atividades recreativas e de lazer, cabine fotográfica e oficinas. Também houve atendimento à saúde das mulheres, exames de mamografia, papanicolau - uma unidade móvel da Fundação Varela esteve presente no local para prestar os atendimentos -, exames oftalmológicos e corte de cabelo. Quem passou pela praça Geraldo Homem de Faria só tinha elogios a fazer:

Marcelo de Lucca e as crianças que participaram das atividades

“Quando meu filho viu a movimentação quis logo participar e ter o rosto pintado. Aproveitamos bastante outras atrações”, disse Aparecida Jesus, mãe do pequeno Uriel Santos Basílio, de 6 anos.

“Não tivemos um bom diagnóstico, mas ainda assim temos que agradecer, porque se não fosse o exame oftalmológico, não saberíamos da nossa necessidade de fazer a cirurgia de catarata”, afirmaram as amigas Maria de Abreu Oliveira, 74 anos, e Izaura Torres Oliveira, 57 anos, ambas vizinhas na Comunidade do Alegre.

“Estamos muito felizes com o Família na Praça em Inhapim porque é um programa de extrema importância, já que quase metade da nossa população pertence a zona rural e necessita desses atendimentos. Somos gratos pelo Sistema Faemg/Senar Minas realizar esse evento aqui e beneficiar a nossa população”, destacou a secretária de saúde de Inhapim, Luciana Seixas.

“Este programa é fantástico porque tem atrações e atividades para toda a família. A minha filhinha Naumy Vitória, de 4 anos, quis aprender a fazer a escovação correta, mesmo com tão pouca idade. Já a mãe dela, Lívia Araújo, aproveitou a oportunidade para fazer o exame oftalmológico”, contou Rosinei Araújo (na foto abaixo, observando a filha), pai da pequena Naumy e marido da Lívia.

“O que mais motiva a participar do Família na Praça é o poder que ele tem de alegrar a todos, desde as crianças até os idosos. Todos se divertem e isso gera uma satisfação muito grande em todos nós que participamos direta ou indiretamente deste evento. É muito gratificante e recompensador fazer parte de tudo isso”, disse o instrutor Marcelo de Lucca.

Após um dia inteiro de atividades, o encerramento do evento contou com uma foto oficial da equipe de 13 profissionais do Sistema Faemg/Senar Minas que veio de Belo Horizonte para coordenar o evento, junto com o mobilizador Wagner Teixeira da Silva, a assistente regional Aline Berbet e o gerente regional do Senar Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa.

Últimas notícias publicadas
16/09/2019 Inovação em Torra de Café no HackTown
16/09/2019 Manutenção preventiva das máquinas agrícolas é tema de curso em Valadares
13/09/2019 Seminário “Palmas para o Jequitinhonha” conta com apoio do Sistema FAEMG / SENAR MINAS em Araçuaí
13/09/2019 Sucessão no Campo é sinônimo de futuro promissor para famílias rurais
12/09/2019 Aprendizagem Rural inicia terceira turma em Patrocínio, no Alto Paranaíba
12/09/2019 Curso de Viveirista Florestal muda realidade de produtores assentados em Campina Verde
12/09/2019 Jovem dobra rendimentos após curso do SENAR MINAS em Itueta
12/09/2019 Conselheiro Lafaiete recebe primeiro módulo do Programa Agente de Turismo Rural
12/09/2019 Bias Fortes recebe o curso Cuidados Básicos com o Idoso
12/09/2019 Jovens de comunidades rurais concluem curso de Fossa Séptica no Campo de Instrução do Exército
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
Fax: (31) 3074-3075
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: asind@faemg.org.br