até
segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Programa Mobilizar Bem encerra repasse metodológico em Viçosa
Nathalie Guimarães, de Viçosa

A Regional do Senar Minas em Viçosa foi a última a receber o repasse metodológico do programa Mobilizar Bem. O encontro reuniu 50 mobilizadores de entidades cooperadas ao Senar na última semana, em Viçosa. Esses profissionais são os responsáveis por levantar as demandas dos produtores rurais em suas regiões e levar ao Senar Minas para a realização dos cursos e treinamentos.

Em dois dias, os mobilizadores foram capacitados para identificar e atender de forma mais assertiva às demandas do mercado de trabalho e as necessidades das comunidades rurais. Ao profissionalizar esse processo, espera-se otimizar a entrega dos produtos e serviços sem desperdício de recursos.

As atividades foram conduzidas pelo coordenador de Planejamento do Senar, Celso Furtado Júnior (de pé, na foto abaixo), e pela coordenadora pedagógica Mírian Rocha.

“O Mobilizar Bem agrega um método ao trabalho ao que eles já fazem, estimulando os mobilizadores a dialogarem ainda mais com os produtores, trabalhadores e seus familiares. A partir disso, melhora a identificação de quais cursos e programas serão relevantes de fato para a comunidade. Com esse trabalho, esperamos um novo salto no processo de mobilização, promovendo importantes transformações na vida da família e na geração de renda do produtor”, destacou Celso Furtado.

A principal metodologia do Mobilizar Bem é o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). “A ferramenta permite melhorar a identificação do problema focal de um grupo dentro de uma cadeia específica do agronegócio. Em seguida, são identificadas as causas e efeitos e possíveis ações para solucionar ou amenizar este problema e chegar aos objetivos desejados”, explicou.

O Mobilizar Bem surgiu em um cenário de mudanças e adaptações. “O projeto começou em 2019 e vamos aperfeiçoar até 2021. Serão três anos dedicados ao trabalho de mobilização. Todos os cursos e programas oferecidos pelo Sistema Faemg/Senar Minas começam com os mobilizadores e, com as melhorias que o Mobilizar Bem propõe, os cursos terão 100% de qualidade”, afirmou a coordenadora pedagógica.

Engajamento

Antes do encontro em Viçosa, os mobilizadores dos sindicatos de Carangola, Divino, Manhumirim e Miradouro participaram do repasse metodológico em Belo Horizonte e aplicaram a ferramenta em comunidades rurais. Todos apresentaram suas experiências de modo a compartilhar com os colegas os desafios e resultados da nova forma de atuar.

“O trabalho que fizemos na prática nos aproximou da comunidade. O teste lá deu certo: o Mobilizar Bem realmente nos capacitou para conhecer melhor a demanda de cada comunidade. A gente vai ficar mais profissional e conseguir mais resultados”, disse o mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio.

“Ao colocar em prática, percebi uma receptividade enorme. É uma ferramenta que nos auxilia muito. Somos uma ponte entre a comunidade e o Sistema Faemg/Senar Minas e agora temos ainda mais condições de levar à comunidade aquilo que ela realmente precisa”, afirmou a mobilizadora do sindicato de Divino, Viviane Cunha (à frente, na foto abaixo).

Para o gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Marcos Reis, o programa é uma oportunidade de melhorar o trabalho. “Temos visto um engajamento muito interessante dos mobilizadores. Depois deste encontro, eles terão condições de compreender melhor as necessidades do produtor e seus familiares para atuarmos de forma mais efetiva e, assim, evoluir ainda mais em nosso trabalho”.

“Esta nova ferramenta vai aproximar mais ainda a entidade das comunidades, mudando a nossa relação e o nosso jeito de trabalhar. Vai ser muito bom ouvir mais as pessoas e aperfeiçoar nosso planejamento”, disse o mobilizador Jorge Rodrigo de Faria, que atua em Alto Jequitibá e Alto Caparaó.

“Vai nos ajudar no dia a dia e no nosso crescimento profissional. Teremos ainda mais contato com os produtores e lideranças, além de aproximar o sindicato das lideranças, do produtor e dos parceiros”, comentou a mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Muriaé, Camilla Resende.

Últimas notícias publicadas
28/05/2020 Curso de Pedreiro marca a retomada das aulas no Campo de Instrução do Exército em Juiz de Fora
28/05/2020 Semiárido em live: gerente regional do Sistema FAEMG em Araçuaí fala sobre trabalho da entidade na região
28/05/2020 Curso de Solda é sucesso na Comunidade de Pirapetinga, em Juiz de Fora
28/05/2020 Trabalhadores rurais de Turmalina buscam conhecimentos para operar Guindauto Munck
28/05/2020 Sistema FAEMG entrega mais 30 mil máscaras para produtores rurais
27/05/2020 Ensino a Distância: videoaulas conquistam confiança dos produtores
26/05/2020 Produtores de Grão Mogol recebem máscaras de proteção contra o coronavírus
26/05/2020 Seminário online discute o atendimento do SENAR na nova realidade da cafeicultura
25/05/2020 Videoaulas conquistam produtores que não podiam fazer cursos presenciais do SENAR
25/05/2020 Expansão do Programa ATeG agrada sindicato e produtores em Itamarandiba
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br