até
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Minas Láctea é aberto em Juiz de Fora: Sistema FAEMG está presente no “Ambiente de Inovação”

O Minas Láctea, principal evento de difusão de tecnologias sobre leite e derivados e apresentação de novos equipamentos e produtos para o setor laticinista da América Latina, foi aberto na última terça-feira, 16 de julho, em Juiz de Fora.

Com atividades sendo realizadas na Epamig / Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e no Expominas JF, o Minas Láctea 2019 reúne cinco dos principais eventos do setor na América Latina: Congresso Nacional de Laticínios (CNL), Semana do Laticinista, Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e Concurso Nacional de Produtos Lácteos. Os eventos seguem até esta quinta-feira, dia 18, com previsão de reunir mais de 12 mil pessoas.

A abertura do Minas Láctea 2019 contou com a presença do diretor da Faemg, Rodrigo Alvim; da superintendente do INAES, Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro; e do gerente regional do Senar Minas em Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva (nesta ordem, na foto abaixo).

Durante a solenidade de abertura, a presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares, apontou que “Minas tem que fazer seu trabalho de casa todos os dias, a fim de que possa inovar, não apresentando apenas produtividade boa, mas entregando produtos de qualidade, não só o leite, mas também seus derivados”. Ela destacou, ainda, a importância da inovação e da criação de produtos competitivos.

A necessidade de inovação foi destacada também pelo diretor da Faemg, Rodrigo Alvim. “Na era da inovação, da nanotecnologia, da inteligência artificial, eventos como esse é que vão nos colocar na vanguarda, enquanto produtores de produtos lácteos. Na era também do acordo Mercosul e União Europeia serão eventos como esses que darão competitividade ao setor brasileiro de enfrentar essa concorrência, que, a princípio, para muitos, pode parecer predatória, mas que, eu não tenho dúvida de que, com o tempo, será mais uma cadeia produtiva de sucesso perante o mercado mundial. Somos os maiores produtores de carne, de etanol, de suco de laranja, de café, de açúcar, e seremos, certamente, os maiores produtores de leite também. Portanto, a inovação é indispensável. Se não avançarmos em competitividade, ficaremos para trás.”

Quase 300 produtos analisados

O presidente do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Cláudio Furtado, falou sobre a grandeza do Minas Láctea. “Hoje é um dia de agradecimento ao ILCT, à Epamig, às instituições parceiras. A credibilidade institucional do Minas Láctea faz com que cheguemos a um evento como esse. Esse ano, batemos o recorde, com 86 empresas laticinistas participando do Concurso Nacional de Produtos Lácteos. São quase 300 produtos lácteos sendo analisados pelos juízes durante o concurso.”

Ambiente de Inovação

O Sistema Faemg / Senar Minas está presente no evento, no estande Ambiente de Inovação – Minas Láctea 2019, no Expominas. O espaço Ambiente de Inovação é novidade desta edição do evento e estará disponível para visitação de 13 às 20h. A previsão é que o estande receba visitas de produtores rurais, empresas do setor lácteo e indústrias de laticínios. No espaço, estão reunidos EPAMIG, Sistema Faemg, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater-MG, IMA, Sebrae-MG, Silemg, Polo do Leite, entre outros. O objetivo é promover a interação entre diversos integrantes da cadeia produtiva de lácteos, na busca por negócios e projetos inovadores.

Na tarde do primeiro dia do evento, foram apresentadas duas ações realizadas pelo Sistema Faemg/Senar Minas. Um deles, o Programa Balde Cheio. O outro, o recém-criado Conseleite, resultado da parceria da Faemg com a Silemg. O direto da Faemg Rodrigo Alvim conduziu as duas palestras.

Medalha Instituto Cândido Tostes

Durante a solenidade de abertura do Minas Láctea 2019, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Mar de Espanha, Marion Ferreira Gomes, que é suplente da diretoria da Faemg e delegado da unidade regional do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, foi agraciado com a Medalha Instituto Cândido Tostes.

A partir da esquerda: Marion Ferreira Gomes (presidente do SPR Mar de Espanha e suplente diretoria Faemg), Márcio Luiz Silva, Andréia Aparecida Barbosa Vinha Fonseca (mobilizadora SPR de Juiz de Fora), e Rodrigo Alvim

A medalha é concedida a personalidades que se destacam como apoiadoras, direta ou indiretamente, às atividades de ensino, pesquisa ou difusão de tecnologias do ILCT.

“É uma alegria muito grande receber essa homenagem depois de anos de trabalho dedicado ao setor lácteo, seja por meio do Ministério da Agricultura ou da Epamig, especificamente pelo ILCT, onde fui aluno, professor e inspetor sanitário. Sinto-me recompensado não só pela medalha, mas pelo fato de o trabalho que foi realizado ter sido elevado nesta noite”, declarou Marion.

Últimas notícias publicadas
13/11/2019 Semana Internacional do Café espera geração de negócios superior na edição deste ano
06/11/2019 Presidente assina decreto que simplifica plantio de cana-de-açúcar
15/10/2019 PIB DO AGRONEGÓCIO CRESCE 0,64% EM 2019
09/10/2019 Presidente do Sistema FAEMG e governador de Minas discutem com ministro em exercício as demandas da cafeicultura
21/08/2019 Variações climáticas impactam safra de 2019 e geram preocupação para 2020
09/08/2019 11ª Edição do Megacana se prospecta como um dos melhores eventos nacionais do setor sucroenergético
05/08/2019 Energia solar fotovoltaica atinge 1 gigawatt em geração distribuída no Brasil
31/07/2019 Produtores mineiros de café amargam prejuízos com geadas
29/07/2019 Pesquisadores apresentam resultados do Forrageiras para o Semiárido, durante Dia de Campo em Carlos Chagas
25/07/2019 McCain anuncia construção de primeira fábrica de batatas fritas no Brasil
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br