até
terça-feira, 16 de julho de 2019
Semana do Fazendeiro (UFV) - Palestra Magna
FAEMG
Presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, abriu a programação do evento com apresentação sobre o agronegócio mineiro
 
 
“O trabalho conjunto entre iniciativa privada, governo e academia tem contribuído decisivamente para o crescimento do agronegócio e o desenvolvimento brasileiro. É necessário esse envolvimento para seguirmos em frente”. Foi assim que Roberto Simões resumiu sua palestra na abertura oficial da Semana do Fazendeiro da UFV.
 
Agro: potência de Minas
 
O presidente do Sistema FAEMG enfatizou a importância do agro mineiro para o Brasil. Conforme levantamento do CAR (Cadastro Ambiental Rural), Minas Gerais tem mais de 600 mil imóveis rurais, sendo a maioria de médias propriedades. Dados de 2018 apontam que o agronegócio é responsável por 33% do agro mineiro e que a participação de Minas no cenário nacional passou de 10% para 14%.
 
“Temos evoluído nos últimos anos. Nossa produção na propriedade é maior do que a média nacional. A robustez do agronegócio mineiro está em sua variedade e é por isso que ele é um dos mais seguros do que país, um dos menos sujeitos a riscos. É uma riqueza extraordinária”.
 
Entre os principais produtos exportados pelo estado, estão café e produtos florestais. O estado tem a maior área de florestas plantadas no Brasil e é o maior em criação de equinos. Em segundo lugar, vem feijão, sorgo e abacaxi; em terceiro, rebanho bovino, cana de açúcar e, em quarto lugar, suínos e trigo, entre outros.
 
Além de apontar os destaques de Minas no agronegócio, ele ainda explicou os desafios para o setor: público consumidor mais exigente, necessidade de investimento em inovação e tecnologia, estresses naturais, conservação ambiental, novas formas de comunicação e gargalos como burocracia, infraestrutura e insegurança:  “Temos que nos preparar. Vamos necessitar, cada vez mais, de resiliência para continuar a nossa vocação rural, que é a do nosso estado e do nosso país.”
 
 
SEMANA DO FAZENDEIRO
 
O evento chega à 90ª edição com o tema “Nove décadas de extensão universitária: história e horizontes”.  Dentro dessa proposta, Simões destacou que a UFV está no caminho certo: “A UFV é pioneira na extensão universitária e a Semana do Fazendeiro representa essa força. Agora é necessário aprimorar esse trabalho juntos, mais fortes, para fazermos deste país aquele que esperamos”, destacou.
 
Representando o Sistema FAEMG, estiveram presentes o vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG, Rodrigo Alvim; o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, a superintendente do INAES, Silvana Novais, e o gerente regional do SENAR MINAS em Viçosa, Marcos Reis.
 
Parceria
 
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, ressaltou a importância da parceria do Sistema FAEMG com a UFV. Neste ano, a entidade está ofertando 49 cursos, oficinas, palestras e degustações comentadas por especialistas por meio da FAEMG e SENAR MINAS. (Saiba mais aqui
 
Nesta edição, a Semana do Fazendeiro oferta 300 cursos em todas as áreas e 9 mil vagas. “A melhor maneira de tentar interferir na realidade que nos cerca é fazer eventos como este. Uma das razões do sucesso da UFV é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A Semana ajuda a difundir o conhecimento presente na universidade e popularizar a ciência e tecnologia”.
 
Para a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, é preciso melhorar a produtividade dos produtores rurais, especialmente os pequenos. “Se não acontecer isso, eles não vão conseguir ficar no campo. Tudo isso é papel da extensão e pesquisa para ajudar na melhoria da produtividade”.
 
Participaram da cerimônia de abertura representantes do Sistema FAEMG, UFV, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sebrae, Emater, IMA, Epamig, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Prefeitura, Câmara Municipal de Viçosa, sindicatos, produtores e demais parceiros.
 
Mais cedo, o presidente da FAEMG, Roberto Simões; o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e o gerente regional do SENAR MINAS em Viçosa, Marcos Reis, estiveram presentes na Semana da Mulher Rural, uma promoção da EMATER, em parceria com a UFV. 
Últimas notícias publicadas
13/12/2019 FAEMG apresenta balanço de 2019 e perspectivas do agro mineiro para 2020
12/12/2019 Valores de referência – Dezembro
13/11/2019 Semana Internacional do Café espera geração de negócios superior na edição deste ano
06/11/2019 Presidente assina decreto que simplifica plantio de cana-de-açúcar
15/10/2019 PIB DO AGRONEGÓCIO CRESCE 0,64% EM 2019
09/10/2019 Presidente do Sistema FAEMG e governador de Minas discutem com ministro em exercício as demandas da cafeicultura
21/08/2019 Variações climáticas impactam safra de 2019 e geram preocupação para 2020
09/08/2019 11ª Edição do Megacana se prospecta como um dos melhores eventos nacionais do setor sucroenergético
05/08/2019 Energia solar fotovoltaica atinge 1 gigawatt em geração distribuída no Brasil
31/07/2019 Produtores mineiros de café amargam prejuízos com geadas
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br