até
quinta-feira, 23 de maio de 2019
Programa ATeG avalia resultados no Vale do Rio Doce
Diego Souza, de Governador Valadares

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg/Senar Minas leva a pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção. É direcionado a quem nunca recebeu assistência técnica regular e tem duração de dois a quatro anos. Nesta semana, duas reuniões aconteceram em São Domingos das Dores e Inhapim, no Vale do Rio Doce para avaliar os resultados do ATeG na região, até o momento.

“Foram reuniões que ocorrem anualmente de avaliação e demonstração dos dados, o que chamamos de Benchmarking [processo de avaliação comparativa para analisar e incorporar métodos de trabalho cada vez melhores], referente ao Programa ATeG na região de Caratinga até a safra de 2018. Foi demonstrada a evolução do grupo ao longo deste período. Tivemos resultados surpreendentes saindo de um percentual de menos de 50% dos produtores com lucro para quase 75% nesta última safra, uma variação muito significativa no ponto de vista gerencial”, explicou o supervisor dos técnicos, Daniel do Prado.

A metodologia do ATeG é aplicada em seis etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo.

“Os trabalhos do ATeG começaram em dezembro de 2016, aqui nesta região. Os cafeicultores iniciaram fazendo o plano resgate da safra do mesmo ano, o qual chamamos de ano zero. Após, iniciamos as assistências para o ano um, safra 2017 e iremos até o final de 2020, quando encerraremos na safra vigente”, contou o técnico, Fabiano Pires.

Pires destacou a importância do ATeG e do Benchmarking para os cafeicultores da região. “A metodologia ATeG auxilia os cafeicultores na assistência técnica e gerencial da atividade, com ênfase no gerencial, e no final de cada ano agrícola promovemos o Benchmarking que é o comparativo e análise dos resultados de todos os assistidos. Nestas reuniões, deparamos com os números alcançados em receita bruta, produtividade, custos e eficiência de cada produtor em sua atividade”.

Para Daniel Prado, os bons resultados apresentados na reunião passam pelo trabalho que é desenvolvido desde 2016. “Isto é resultado do bom trabalho que o técnico [Fabiano Pires] vem desenvolvendo com a Metodologia do ATeG do Senar Minas e do alto engajamento dos produtores que entenderam a proposta e abraçaram as ideias apresentadas”.

Parceria

Nas reuniões desta semana, o responsável pelo setor de competividade sustentável do Sicoob Credcooper, Fábio Júnior de Carvalho, destacou a necessidade de programas como o ATeG para a região e enalteceu a parceria entre o Sicoob Credcooper e o Sistema Faemg/Senar Minas.

“Temos uma estrutura de agronegócio aqui na região que é extremamente dependente de programas como o ATeG, porque ele traz um acompanhamento técnico gerencial, tornando a atividade altamente profissional. Nós, do Sicoob Credicooper, só temos que agradecer a oportunidade de sermos parceiros e continuaremos sendo parceiros, porque entendemos a importância dessa parceria para o agronegócio regional, para o produtor e para o desenvolvimento da região como um todo”.

O gerente regional do Senar Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa também esteve presente na reunião em São Domingos das Dores e ressaltou a força da produção cafeeira da região. “O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Entre todos os estados, Minas Gerais tem destaque por representar mais da metade da produção nacional. Diante deste cenário, o Senar Minas promove esse Programa ATeG, especialmente aqui nessa região, que tem a sua força na produção de café”.

Últimas notícias publicadas
21/05/2020 Em entrevista para a rádio Vale FM de Araçuaí, gerente regional fala sobre atuação do Sistema FAEMG / SENAR MINAS
21/05/2020 Contra o coronavírus: máscaras de proteção do Sistema FAEMG chegam a comunidades rurais de Pedro Leopoldo
21/05/2020 Jovem do Campo é aprovado por participantes em Monte Santo de Minas
21/05/2020 Força feminina: no noroeste do estado, mulheres dominam cursos de aplicação de defensivos agrícolas
21/05/2020 Senar treina trabalhadores no Norte de Minas para a colheita do Café
21/05/2020 Obra do Centro de Excelência em Cafeicultura segue dentro do previsto mesmo com a pandemia
20/05/2020 Mais produtores de leite, café e aves aderem ao Programa ATeG na região do Triângulo Mineiro
20/05/2020 FIP Paisagens Rurais contrata mais técnicos e inicia nova fase em agosto
20/05/2020 Reforço na proteção: Sistema FAEMG doa mais 30 mil máscaras contra o coronavírus
20/05/2020 Primeira ‘Feira Segura’ de MG une feirantes e consumidores neste sábado em Boa Esperança
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br