até
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019
Senar Minas e parceiros iniciam mais turmas do Aprendizagem Rural no Triângulo Mineiro
Viviane Santana, de Uberaba

O Programa Aprendizagem Rural do Senar Minas consolida seu sucesso e vai atender, pela primeira vez, os municípios de Limeira do Oeste e Conceição das Alagoas, levando capacitação de qualidade para 70 jovens entre 18 e 23 anos. Para a maioria deles é a oportunidade do primeiro emprego, com um diferencial: além de serem contratados, receberem salário e ter todos os direitos resguardados, ainda agregam competências teóricas, práticas e atitudinais que fazem parte do Aprendizagem Rural e são construídas com os instrutores qualificados do Senar Minas.

O programa em Limeira do Oeste

No município a empresa parceira é a Usina Vale do Pontal, do Grupo CMMA, que abriu as portas para receber 20 jovens. A iniciativa na cidade conta com a promoção do Sindicato Rural de Limeira do Oeste. Segundo a Analista Gente e Gestão do Grupo CMMA Núbia Cristina da Silva, as expectativas são as melhores possíveis.

“Esse jovens vão agregar muito na construção de carreira dentro da empresa e na formação de mão de obra. A usina tem muito espaço para crescer, porém a região não oferece tanta mão de obra formada assim. Então, isso vem ao encontro da expectativa de formar os jovens e futuramente trazê-los para trabalhar dentro da Usina Vale do Pontal como profissionais capacitados desta parceria com o Senar e o Sindicato”, disse.

Aprendizagem Rural em Conceição das Alagoas

O programa está sendo mobilizado pelo Sindicato Rural de Uberaba para atender a demanda da Usina Santo Ângelo, com um diferencial que vem agregar ainda mais ao processo ensino-aprendizado que integram o programa. É que a Prefeitura Municipal, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, está diretamente ligada à divulgação do programa, já que a grande maioria dos 50 participantes escolhidos – dentre 250 inscritos – faz parte de projetos assistenciais do município.

“A nossa preocupação, como gestores, é formar uma nova geração de cidadãos. Só de direcionarmos estes jovens para um processo de formação profissional e, automaticamente, como cidadãos, vamos ter uma geração futura muito mais equilibrada. Falo sempre, vamos investir no jovem para conseguirmos salvar este país e isso só começa com a educação”, comentou Celson Pires de Oliveira, prefeito de Conceição das Alagoas.

O primeiro dia

As aulas inaugurais refletem um sentimento de expectativa. É neste momento em que os  jovens recebem orientações que são repassadas pelos representantes das empresas parceiras e pelo gerente regional do Senar Minas em Uberaba, Flávio Henrique Silveira, e por Cristiane Trigueiro, analista técnica da Assessoria Pedagógica do Senar.

O gerente regional Flávio Henrqieu Silveira, durante a apresentação do programa

Dentre as orientações estão questões importantes que envolvem o desenrolar das turmas, como: postura profissional, responsabilidade, comprometimento, o respeito, a disposição e disponibilidade de integrar a turma do Aprendizagem Rural, fatores importantes para que os resultados apareçam.

“A aula inaugural é sim repleta de expectativas. Pelos aprendizes, de conhecer com mais detalhes a proposta do programa e iniciarem o 1º dia de trabalho; pela empresa, de receber os seus funcionários recém-contratados, e no Sistema FAEMG / SENAR de iniciar o processo de desenvolvimento dos novos participantes do programa”, explica Cristiane.

Ainda segundo ela, “ficamos felizes em poder expandir o atendimento do Aprendizagem Rural para essas cidades e assim ampliar o número de jovens atendidos no estado. Para o Senar Minas é de grande importância a oportunidade de construir com esses jovens conhecimentos, habilidades e atitudes que os auxiliarão no alcance de realizações pessoais e profissionais".

"Outra importante expectativa que sempre levamos quando inauguramos uma nova turma é que esses jovens possam ser sujeitos transformadores, em especial, do meio rural. Que através do programa eles possam se desenvolver e aplicar, por onde passarem, o aprendizado construído durante o curso e assim retornarem para a sociedade a oportunidade que receberam”, afirma a analista da Assessoria Pedagógica.

Cristiane Trigueiro, da Assessoria Pedagógica, fala aos jovens aprendizes

Para os jovens, que escutam atentos o aumento da responsabilidade surgindo com o assinar dos papeis, um sentimento é mais generalizado: o de se destacar para poder ser um futuro colaborador das empresas parceiras.

“Meu plano e me tornar um funcionário da usina e vou me esforçar, com isso conseguirei realizar os meus sonhos, de me formar em agronomia e ter as minhas coisas”, falou Cligor Felipe da Silva, aprendiz. Para a jovem Noemi Dantas Silva, “todo conhecimento é pouco e quero muito ser uma boa profissional para, mais para frente, quem sabe, ser uma contratada da usina.”

Últimas notícias publicadas
13/11/2019 Jovem no Campo forma turma de 13 participantes em Além Paraíba
12/11/2019 Trabalhadores rurais do noroeste de Minas aprendem sobre operação e manutenção de tratores em curso do SENAR
12/11/2019 Agente de Turismo Rural fortalece cultura do vilarejo de São José da Serra
12/11/2019 Gerente regional do SENAR e produtores do ATeG participam de evento internacional de fruticultura em Janaúba
12/11/2019 Produtores rurais de Ninheira são capacitados em curso de horta caseira
12/11/2019 Vale do Mucuri recebe 2ª edição do Programa Negócio Certo Rural, em Novo Oriente
12/11/2019 Regional do SENAR em Uberaba inicia reuniões de sensibilização para o Projeto FIP Paisagens Rurais
12/11/2019 Condução de Turistas é tema de módulo do Agente de Turismo Rural na região de São João del-Rei
11/11/2019 SENAR “adoça” mais uma vida no Vale do Jequitinhonha
11/11/2019 ABC Cerrado: Término do Projeto alcançou resultados expressivos em Minas
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
Fax: (31) 3074-3075
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
Fax: (31) 3074-3030
E-mail: asind@faemg.org.br