até
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Megacana Tech Show discute as novidades e o futuro do setor sucroenergético em Campo Florido
SISTEMA FAEMG

A Megacana Tech Show, realizada de 8 a 10 de agosto, em Campo Florido, mostrou que sua 10ª edição veio com uma nova roupagem, ampliada e com ainda mais empresas se integrando ao evento que traz as novidades, oportunidade de negócios, troca de informações e as perspectivas que rondam o setor Sucroenergético.

Em edição comemorativa, pelo segundo ano consecutivo a grande estrutura ganhou mais um dia na programação e, desde 2017, promove o Dia Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

A abertura foi feita pelos presidentes da Canacampo – Marcos Brunozi, Mario Campos – Siamig e pelo vice-presidente da FAEMG – Weber Bernardes.

Em suas falas, tanto Brunozi quanto Mario destacaram a importância e grandiosidade do evento e o quanto a participação dos parceiros são fundamentais para realização da Megacana Tech Show.

“O tema deste ano sintetiza muito o que estamos vivendo. A conexão entre o campo e a indústria, agora para todo o Brasil, nestes dois dias, Campo Florido será a capital nacional da cana de açúcar”, disse Mario Campos, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG).

A CNA e Sistema Faemg são apoiadores do evento e, segundo Weber Bernardes, ter consolidado o Dia Técnico como mais um dia atividade desta grande estrutura traz ainda mais qualidade e consistência ao evento.

“Cada ano a Megacana inova, traz mais informações e tecnologia e nós da Faemg estamos muito felizes por sermos parceiros deste evento, por que a função do Sistema é trazer conhecimento e benefícios ao produtor rural e as atividades aqui propostas, com o ciclo de palestras consegue atualizar e trazer o que há mais novo para o setor”, comentou Weber.

As apresentações começaram com o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Ênio Fernandes Júnior que falou sobre “O futuro do produtor de cana-de-açúcar”. Enio começou comentando sobre Sistema Sindical Rural, o papel da Comissão e a importância das pessoas e empresas fazerem parte e serem membros ativos em seus sindicatos e associações.

“É importante a participação dos senhores para que juntos à comissão, às federações e associações para se fazer ouvir, precisamos ser ouvidos. Estamos indo para um mundo muito regulado e só participando que conseguiremos conquistas e a Comissão sozinha não vai chegar aos resultados que o setor almeja. Para melhorar a gestão e evoluir só tem uma solução: participação”, disse.

Após, o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA entrou nas questões relacionadas ao futuro do setor. “Poucos setores no Brasil tiveram a evolução que o agro teve. Em 12 anos, por exemplo, a produção de cana cresceu 150% e isto quer dizer que fazemos um bom serviço, mas ainda é preciso melhorar e a Canacampo é exemplo de sucesso e deve ser repetido para outras regiões.

“Se você se alimentou hoje, esta é uma demanda. Se você teve que abastecer o carro, isto é uma demanda e multiplicado as necessidades do mundo percebemos que temos muitas oportunidades. Temos condições logísticas, demanda e capacidade inacreditáveis, o que falta é nos comunicarmos melhor, sermos mais profissionais e mais focados, só assim faremos um futuro melhor para nossos descendentes”, comentou Enio.

Faemg, Senar e Sindicato Rural de Campo Florido

O belo espaço preparado pelo Sindicato Rural de Campo Florido recebeu os visitantes e contou com equipe do Sistema Faemg para tirar dúvidas e informar os visitantes sobre o trabalho desenvolvido pelo Sistema Sindical Rural.

“Tivemos um grande evento com mais de 70 expositores e o SR de Campo Florido esteve presente em mais um ano, representando nossos produtores. Para nós é importante participar e também receber os presidentes dos sindicatos vizinhos”, disse Márcio Guapo, presidente da entidade.

Eleições 2018

Na oportunidade, foi realizada reunião com os presidentes do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro que conheceram, por Wilson Moura, coordenador da Assessoria Sindical da FAEMG, as novidades da entidade, como o Faemg Saúde. Receberam também a visita do gerente comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, que falou sobre a ExpoMaq – Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, que trará boas perspectivas de negócios para pequenos e médios produtores rurais e está programada para os dias 20 a 24 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), dentre outros assuntos.

“Nesta reunião os presidentes definiram uma lista de apoio a alguns candidatos de todas as esferas da eleição deste ano. Muitas vezes ficamos omissos durante o processo eleitoral e desta vez os Sindicatos Rurais que fazem parte do Núcleo irão se posicionar a favor dos candidatos que fazem e aqueles que levantam nossa bandeira e defendem o setor que produz alimento neste país. Precisamos participar da construção de Minas e do Brasil e iremos, nos próximos dias, divulgar os candidatos que estamos indicando para os produtores da nossa região, para que eles tenham noção em que votar”, comentou Adelino Jose Pereira Neto, presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e do SR Prata.

Homenagens

Tradicionalmente, a Megacana Tech Show presta homenagens às personalidades que prestam relevantes serviços ao agronegócio brasileiro. Em 2018 foram agraciadas 14 pessoas, desde empresários, funcionários das usinas, técnicos, pesquisadores e representantes do setor.

Flávio Henrique Silveira, gerente regional do Senar Minas em Uberaba, e Ana Carolina Alves Gomes, analista de agronegócios da Faemg, foram homenageados.

De acordo com Flávio, “recebemos, em nome das entidades cooperadas e seus mobilizadores, instrutores e de todos funcionários do Senar, o reconhecimento de um trabalho de qualificação da mão-de-obra do setor sucroenergético, sempre em sintonia em atender as reais demandas de quem planta a energia renovável do Brasil”.

Para Ana Carolina, “foi uma felicidade ser indicada à homenagem. Fico muito contente de verificar que a parceria tem dado cada vez mais sucesso. O papel que fazemos junto à Faemg e à Canacampo tem gerado resultados positivos ao produtor e este e nosso propósito e trabalho. A homenagem é o reconhecimento de que o caminho é certo e que a esta parceria é bem-vinda e certeira, que não vai parar por aqui. Somos parceiros e acredito que juntos é que nos fortalecemos”, disse, agradecida.

Confira a lista dos agraciados em 2018:

  • Adalberto José Queiroz - Diretor Presidente da Usina Cerradão 
  • Ana Carolina Alves Gomes (Faemg) - Analista de Agronegócios da Faemg 
  • André Rocha - Presidente do SIFAEG e do Fórum Nacional Sucroenergético 
  • Geraldo Otacílio Cordeiro - Presidente da Agropéu 
  • Germano Luiz Gomes Vieira - Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 
  • José Francisco de F. Santos - Presidente do Conselho de Administração do Grupo CMAA 
  • José Luis Balardin - Diretor Financeiro da Usina Santo Ângelo 
  • José Pedro Andrade - Diretor Geral da Usina Cerradão 
  • Mario Luiz Lorencatto - Presidente da Usina Coruripe 
  • Pedro de Paula Guidi - Diretor Agrícola da Usina Santo Ângelo 
  • Robert Carlos Lyra - Presidente da Usina Delta Sucroenergia 
  • Evaristo Eduardo de Miranda – Pesquisador da EMBAPA Territorial 
  • Flávio Henrique Silveira (Senar Minas) - Gerente Regional do Senar Minas 
  • Jucelino Oliveira de Sousa – Conselho de Administração da Usina Coruripe – Troféu Especial

Organização e programação

A maior feira do setor sucroenergético de Minas Gerais caminha para ser a mais expressiva do estado.

Promovida pela da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido – Canacampo e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG, durante uma década de atividades, sempre proporcionou aos visitantes palestras comprofissionais de renome e debates técnicos fundamentais para o desenvolvimento de todos os envolvidos com a cultura da cana-de-açúcar.

Em dois dias, os participantes conferiram o painel com o tema RenovaBio, debate técnico com fornecedores e representantes de usinas e as palestras com o economista e apresentador de TV - Ricardo Amorim e o historiador, filósofo e antropólogo - Leandro Karnal.

Últimas notícias publicadas
17/02/2020 Comissão Técnica de Queijo Minas Artesanal
17/02/2020 Nova diretoria da Girolando
17/02/2020 Vaga para Analista Técnico de Formação Profissional Rural (FPR), em Belo Horizonte
14/02/2020 Embrapa Milho e Sorgo - Presidente do Sistema FAEMG homenageado
14/02/2020 Plataforma WebAmbiente disponibiliza experiências para adequação ambiental de propriedades rurais
11/02/2020 Crédito Rural
07/02/2020 Minas Livre Para Crescer
07/02/2020 Senador Carlos Viana visita FAEMG
05/02/2020 Superintendente do Trabalho visita FAEMG
05/02/2020 Vendas de sêmen atingem mais de 18,5 milhões de doses em 2019
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br