até
segunda-feira, 9 de julho de 2018
Medalha do Mérito Rural SISTEMA FAEMG 2018
SISTEMA FAEMG

Clique aqui para acessar a galeria com as fotos.

Com a décima edição da premiação da Medalha do Mérito Rural, a FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – comemorou, em BH, o Dia do Produtor Rural Mineiro. Foram homenageadas 17 pessoas e instituições que prestaram relevantes trabalhos ao meio rural.



O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, destacou a importância da premiação para valorização do setor, que representa mais de um terço da economia mineira: “É motivo de satisfação comemorar o Dia do Produtor Rural Mineiro, os 67 anos da FAEMG e a 10ª edição da Medalha do Mérito Rural. A luta continua. Apesar de todos os problemas, continuamos com a nossa tarefa de superar os obstáculos que fazem parte da vida do produtor rural. Não nos intimidamos”.

A Grande Medalha deste ano foi entregue ao presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes. Mineiro de Bom Despacho, graduou-se em Agronomia pela UFV - Universidade Federal de Viçosa, fez mestrado em Genética pela Purdue University (EUA), doutorado em Genética Molecular pela University of Arizona (EUA) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália). Atuou como pesquisador da Epamig e, desde 1989, integra o quadro da Embrapa. Na empresa, foi coordenador e pesquisador do Labex Coreia; e chefiou os departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa Milho e Sorgo e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.



Ao receber o prêmio, ele disse se sentir especialmente emocionado: “É muito bom ser homenageado no lugar onde nasci, cresci, estudei, me formei. Se estou aqui recebendo esta Grande Medalha, devo isto à uma grande organização chamada Embrapa, a maior empresa de inovação de pesquisa agropecuária da América Latina. Em 40 anos, não só permitiu ao país alcançar a segurança alimentar como, por ter feito a escolha de investir no modelo de agricultura baseado na ciência, ajudou a projetar o país como o grande provedor de alimentos para o mundo. No Brasil, temos um insumo, uma base diferenciada, composta pelos agricultores que são corajosos e empreendedores. Estamos trilhando o caminho correto. E os agricultores são os grandes heróis do nosso país”.

Conselho da Medalha

Além da Grande Medalha, a Medalha do Mérito Rural FAEMG premia as categorias de Produtor Rural, Sindicato Rural, Técnico-Científica e Comunicação. As indicações de homenageados são feitas por presidentes e diretores de Sindicatos dos Produtores Rurais e analisadas pelo Conselho da Medalha, integrado pelos diretores executivos da FAEMG, pelo superintendente do SENAR MINAS e por presidentes de três Sindicatos dos Produtores Rurais, e secretariado pelo coordenador da Assessoria Sindical da FAEMG. Assim, através dos agraciados, a Federação estende homenagem a todos os produtores rurais e entidades de representação classista, mostrando que o campo também tem os seus heróis.

“Reconhecemos o trabalho incansável de pessoas notáveis. Neles estão também representados outros tantos produtores dedicados que são fonte e origem do sucesso do nosso agronegócio brasileiro” - Roberto Simões, presidente do SISTEMA FAEMG.


HOMENAGEADOS  2018

Grande Medalha
Maurício Antônio Lopes

Técnico-Científica
Décio de Souza Graça

Comunicação
Rádio Itatiaia

Produtores Rurais
Amauri Pinto Costa (Itanhandu)
Fazenda Cachoeira do Rio Pardo (Pompéu)
Fazenda Nossa Senhora das Valias (São Gonçalo do Sapucaí)
Fazenda Pão de Angu (Lima Duarte)
Fazenda São Lourenço (Varjão de Minas)
Márcio Maciel Leite (Cruzília)
Mário Lúcio de Assis (Curvelo)
Ricardo Steinmetz Vilela e Érika Steinmetz Vilela (Campo Belo)
Vera Shimada - Shimada Agropecuária (Campos Altos)

Sindicatos Rurais
Conceição do Rio Verde      
Gurinhatã
Monte Carmelo
Sabinópolis
Unaí

Últimas notícias publicadas
19/10/2020 Comunicado 15 – Assessoria de Meio Ambiente - Bacia do Ribeirão do Ouro – Situação crítica e redução do uso das outorgas
14/10/2020 Semana Internacional do Café abre credenciamento para edição 100% digital
13/10/2020 Processo único de outorga Rio Araguari | Rio Claro e Córrego Olaria
09/10/2020 Comunicado 13 - Assessoria de Meio Ambiente - Bacia do Rio Araçuaí - Situação Crítica e Redução do uso das outorgas
09/10/2020 Comunicado 14 - Assessoria de Meio Ambiente - Bacia do Rio Gorutuba – Situação crítica e redução do uso das outorgas
09/10/2020 Comunicado 12 - Assessoria de Meio Ambiente - Bacia do Rio Paraúna – Situação crítica e redução do uso das outorgas
09/10/2020 Conta FAEMG Digital – Facilidades para o produtor rural
08/10/2020 Prêmio de Boas Práticas Ambientais
08/10/2020 Comunicado 11 - Assessoria de Meio Ambiente: Alerta ao Produtor – Cadastro de Barragens e Fiscalização
07/10/2020 Remineralização do solo
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br