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sexta-feira, 6 de abril de 2018
Projeto Conviver é promovido pela primeira vez no Sul de Minas
Lisa Fávaro, de Lavras

O Senar Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Candeias, realizou o Projeto Conviver, uma das mais novas iniciativas da Promoção Social, pela primeira vez no Sul de Minas.

O curso foi ministrado para 20 educadoras do município de Candeias, na Escola Estadual Padre Américo. Foram dois dias de trabalhos teóricos e práticos, que tiveram como objetivo despertar no profissional da educação um novo olhar para a adolescência, possibilitando uma reflexão sobre a sua prática pedagógica e buscando uma convivência harmônica e respeitosa entre alunos e professores.

De acordo com a instrutora, Solange Regina Pinto Palmeira, que é educadora social e pedagoga, o processo de ensino-aprendizagem não é só transmissão de conhecimentos: a metodologia utilizada deve ser pautada no prazer de ensinar e aprender.

A instrutora diz que as mudanças socioculturais interferem diretamente no comportamento do adolescente. O encurtamento das distâncias entre as gerações, força uma maior proximidade entre professor e aluno e a autoridade do professor deve ser exercida sem autoritarismo. “É importante estreitar os laços entre as partes, transformando o ambiente educativo num espaço de convivência social respeitoso e harmônico”, ensina.

Solange explica ainda que é a prática pedagógica que exerce influência nas tomadas de decisões e escolhas de caminhos que possam nortear a vivência escolar do aluno. “O curso capacitou de uma forma doce e leve sobre convivência com alunos e adolescentes, e com propriedade posso afirmar que veio agregar muito conhecimento dentro da nossa jornada”, comentou a participante Simone Fidelis Costa de Faria. Ela também parabenizou toda a turma, a instrutora e o sindicato pela oportunidade e parceria em prol da educação.

Projeto Conviver

O Projeto Conviver apresenta aos profissionais da educação conteúdos que facilitam o entendimento do comportamento adolescente, apontando caminhos para a resolução de conflitos do cotidiano. Essa atitude promove um ambiente escolar mais tranquilo, que proporciona a troca de informações.

No desenvolvimento do projeto, o instrutor aborda: peculiaridades comportamentais e o processo de solidificação da identidade na adolescência; conflito de geração: tipos e características socioculturais, influência da mídia nos padrões comportamentais; transtornos e síndromes; autoritarismo, autoridade e exercício poder, dentre outros.

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