até
terça-feira, 8 de março de 2016
Família na Praça é realizado no Sul de Minas pela primeira vez

Pela primeira vez, o programa Família na Praça, do Senar Minas, foi realizado no Sul de Minas e dentro de uma escola. No último domingo, 6 de março, o programa levou alegria, lazer, esporte e serviços a centenas de moradores da comunidade de Águas Verdes, em Boa Esperança. As atividades foram desenvolvidas dentro da Escola Municipal Fazenda Águas Verdes, que comemorou 51 anos e atende a 500 crianças da região.

De acordo com o gerente regional de Lavras, Celso Vieira, a média é de 1.200 pessoas capacitadas por ano na cidade e em Campo do Meio, extensão de base do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança e isso é um dos motivos para a realização do programa lá. “Escolhemos esse local por causa da atuação do Sindicato e porque a comunidade é grande e realizamos muitos eventos aqui. Então, nada mais justo que trazer o Família na Praça para cá”.

O presidente do sindicato, Manoel Joaquim da Costa, reforça a parceria entre a entidade e o Senar: “o sindicato é dos produtores e nossa função é trazer um dia de interação e diversão para toda a família, junto com o trabalho do Senar, que é o maior parceiro que nós temos”. A escolha da escola, para o presidente, além de destacar o aniversário da entidade, é uma retribuição pela parceria: “as escolas sempre foram nossas parceiras, então nada melhor que unir o útil ao agradável e nos darmos as mãos”, diz.

José Belas Gonçalves, coordenador de Promoção Social do Senar Minas, tinha boas expectativas para o evento e disse esperar “a participação de todos”, o que foi se confirmando ao longo do domingo. Pela manhã, uma missa foi realizada e alguns alunos cantaram e homenagearam professores e funcionários, seguidos por algumas palavras do prefeito de Boa Esperança, Antônio Carlos Vilela. Logo depois, os participantes foram desfrutar dos jogos, brincadeiras, oficinas e serviços de aferição de pressão arterial e corte de cabelo – além das atrações musicais, circenses e teatrais.

Uma das mulheres mais velhas da comunidade de Águas Verdes, Maria de Lourdes Silva Laurindo, de 80 anos, se divertia com o show dos palhaços. Enquanto saboreava um dos picolés distribuídos ao longo do evento, ela disse estar “achando tudo muito bom”. Ela foi acompanhada da neta, que participava dos jogos e brincadeiras. As crianças, como de costume, foram as que mais festejaram. Para eles, o Senar levou oficinas de fantoches, pintura e balões, além das apresentações de palhaços, mágico, e teatro de bonecos.

Perto dali, na oficina de pintura em tecido, Érica Aparecida da Silva, 7 anos, e João Gustavo Fernandes, 11 anos, pintavam uma coruja. Ambos são moradores da comunidade e alunos da escola aniversariante. Nenhum deles sabia pintar até então. Érica já tinha feito um fantoche na oficina ao lado e disse ter gostado mais do pula-pula; já João elegeu como sua atividade preferida a pintura, depois de ter participado da gincana e dos jogos esportivos.

A diretora da Escola Municipal Fazenda Águas Verdes, Tânia Maria de Souza Costa, disse ter sido uma alegria muito grande sediar o Família na Praça. “Para a comunidade e as crianças foi um ganho muito grande e só veio a engrandecer o aniversário da escola”, elogiou. Celebrante da missa, o padre Leonir Carlos Peruzzo faz coro com a diretora e diz que a atuação do Senar é uma “revolução” na vida das pessoas. “A maioria aqui não estudou muito, e pelo Senar elas valorizam a autoestima, se valorizam como pessoas, aprendem a produzir e comercializar seus produtos. Isso transforma essas pessoas e suas famílias”.

“O pessoal da zona rural precisa desses momentos de descontração e lazer com a família. Muitos aqui já conhecem o trabalho do Senar e falam muito bem, isso só vem a somar”, destacou o mobilizador do sindicato Rogério Schiavoni.

A partir da esquerda: José Belas Gonçalves, coordenador de Promoção Social do Senar Minas; Tânia Maria Costa, diretora da escola; Manoel Joaquim da Costa, presidente do sindicato; Celso Vieira, gerente regional do Senar; Rogério Schiavoni, mobilizador; e Marcos Afrânio Borges, funcionário do sindicato

Últimas notícias publicadas
21/02/2020 Sistema FAEMG / SENAR MINAS e Embrapa discutem novo acordo de cooperação e programação da SIT 2020
21/02/2020 GQC: cafeicultores apostam na gestão para alavancar o negócio rural
21/02/2020 Cursos ensinam produtores do Sul de Minas a fabricarem queijos básicos e especiais
21/02/2020 Moradores de Brasópolis passam por curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros
21/02/2020 Regional de Passos realiza reuniões sobre o Programa ATeG
21/02/2020 Criatividade: Instrutor cria sistema com garrafa pet para manter mudas sempre irrigadas
20/02/2020 Negócio Certo Rural levará orientações e consultorias para produtores de café de Divino
20/02/2020 Programa ATeG: Encontros definem novas diretrizes de trabalho na Regional de Montes Claros
20/02/2020 Curso A Arte de Ser Adolescente agrada jovens em Itaobim
20/02/2020 Programa ATeG: Produtores de leite se reúnem em Araçuaí
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br